Comportamento Organizcional
Por: Anajunges • 6/4/2015 • Dissertação • 509 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
Atualmente administrar uma organização exige do administrador muito mais do que realizar suas funções básicas pertinentes ao seu papel, como planejar, organizar e controlar. O cenário socioeconômico está cada vez mais globalizado e as mudanças tornam-se mais freqüentes. Isso requer do administrador algumas habilidades humanas diferenciadas, ou melhor refinadas, onde compreender o comportamento individual e dos grupos é um grande diferencial e auxilia na manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever algum tipo de problema.
Ao longo do tempo, percebemos que as teorias e as práticas que constituem o Comportamento Organizacional de hoje tiveram suas origens a partir da Revolução Industrial no século XVIII e XIX. Contudo, na escola Clássica o que se destacou inicialmente foram às condições físicas do trabalho, os princípios da administração e a era da engenharia industrial. Logo após o movimento de relações humanas ampliou o foco, a partir das dinâmicas dos grupos e seus interesses no trabalho, os aspectos sociais no ambiente de trabalho, incluindo essa relação gerente-trabalhador.
O Comportamento organizacional é o estudo sistemático do comportamento do indivíduo e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Tem suas bases científicas respaldadas pelas ciências sociais da psicologia, da antropologia, bem como economia e sociologia, dentre outras. Seu principal objetivo é trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais, para manter o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, a fim de reter talentos, evitar a rotatividade de funcionários e promover engajamento e harmonia entre as partes interessadas.
O profissional de administração de empresas carrega consigo a responsabilidade de desenvolver e manter um ambiente de trabalho harmônico, por isso é imprescindível analisar cada variável julgada importante e reunir essas variáveis para tomar suas decisões. Percebemos com o passar do tempo que não existem respostas prontas, portanto uma abordagem situacional pode ser significativa para um administrador, é nessa hora que vai depender da situação, já que não existe uma única e exclusiva maneira de lidar com as pessoas. Cabe ressaltar que para fazer essa análise, precisamos formar ambientações, um diagnóstico, onde devemos prestar atenção em todos os acontecimentos que interferem no processo, como situação econômica, social, ética, tecnológica, política e a ecológica.
Percebemos que não é tão fácil lidar com todos esses aspectos, porém preparar as pessoas e as organizações para os desafios do futuro exige um contínuo repensar e aprender de novas formas de comportamento de todos os participantes da organização. Muitas vezes é necessário conhecer as pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si, para que assim seja possível ter sucesso no mundo dos negócios e das organizações.
Concluiu-se que estudar o comportamento organizacional, é, sobretudo estudar o comportamento do indivíduo e de seus impactos no ambiente de uma empresa visando a obtenção de excelentes resultados. Todavia não é possível separar os indivíduos, dos grupos de trabalho, pois todos de uma forma interferem na organização, existe uma relação mutuamente alimentada por comportamentos, valores, procedimentos,
...