Concorrência Perfeita
Por: Helen Gimenes • 30/11/2015 • Projeto de pesquisa • 330 Palavras (2 Páginas) • 778 Visualizações
Um dos conceitos referentes á estrutura de mercado é a concorrência perfeita. Explique este conceito quanto as suas características e de dois exemplos de atitude que se enquadra neste mercado.
Introdução
Neste trabalho iremos entender o que é concorrência perfeita e como ela se aplica no mercado.
O que é concorrência perfeita?
Concorrência perfeita é um tipo de mercado onde há um grande número de vendedores e consumidores onde nenhum deles possuem o poder suficiente de influenciar o preço de mercado de um produto homogêneo. Ou seja, o produto é visto pelos consumidores como igual independente da empresa que o fez. Não existem também barreiras para este produto entrar no mercado. Consequentemente o preço também é homogêneo, a procura do preço é bastante elástica, então não existem incentivos para mudanças de preços no mercado, eles são definidos pelo livre jogo da oferta e demanda. Caso uma empresa queira colocar um preço acima do mercado, os consumidores optaram pelo produto de outras empresas dados as características que o produto é o mesmo.
Como se enquadra no mercado?
Um exemplo prático de produto é o açúcar, nenhum produtor consegue obter lucros acima da média, pois independente da marca o produto é o mesmo, então o consumidor optará por marcas substitutas que além da qualidade e o produto serem os mesmos, não alterará seu orçamento pessoal.
Outro exemplo prático seria a bolsa de valores, onde temos uma ação do Banco do Brasil e existem diariamente milhares de compradores e vendedores das ações que têm um perfeito conhecimento do preço (quanto a ação vale no período), resultando em uma livre entrada de compradores e vendedores neste mercado.
Outro exemplo é o arroz e outros produtos agrícolas, é um produto padronizado, existindo milhares de vendedores e de compradores desse produto no mercado.
Conclusão:
Examinando as características do mercado de concorrência perfeita, são empresas que vendem produtos homogêneos. E é o mercado que estabelece o preço do produto, fazendo assim um preço justo, eliminando qualquer exploração ao consumidor.
...