Contabilidade empresarial
Por: nando168 • 19/5/2017 • Artigo • 1.269 Palavras (6 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1]
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
LUIZ FERNANDO FERREIRA LEITE
TAILANDIA
MARÇO-2017
LUIZ FERNANDO FERREIRA LEITE
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Professor Joseías Damasceno da disciplina de Contabilidade Empresarial da turma de Bacharelado em Administração, turno noturno.
Faculdade de educação Eliã
Tailandia-18 de março de 2017
CONTABILIDADE EMRESARIAL
Esse ramo especifico da contabilidade, visa contribuir com a otimização dos lucros da empresa, “enxugando” despesas tributárias e outras despesas supérfluas.
A contabilidade empresarial tem se tornado fundamental para as empresas. Isso porque ela ajuda a melhorar seus processos financeiros e fiscais, garantindo um crescimento otimizado e adequado às normas governamentais.
Com um bom planejamento estratégico e tributário nessa área, é possível tornar as atividades organizacionais mais ágeis e confiáveis. Também é possível reduzir custos de impostos e otimizar gastos. Além de ter maior embasamento para direcionar investimentos corretamente.
O que é a contabilidade empresarial?
A contabilidade empresarial envolve a soma de atividades e instrumentos contábeis direcionados ao âmbito empresarial. Ou seja, às rotinas profissionais dentro das organizações. Ela inclui processos fiscais, tributários, previdenciários, legais e legislações comerciais necessárias para o funcionamento das corporações.
Basicamente, ela engloba os processos contábeis orientados para manter uma empresa funcionando de forma regularizada junto ao governo. Além de fornecer relatórios, análises, estudos etc. para que os gestores entendam os aspectos econômicos do negócio. E, assim, possam basear suas ações e decisões com maior segurança e eficácia.
Os processos e atividades da contabilidade empresarial são focados em diversos aspectos. São eles:
- trabalhistas,
- fiscais,
- tributários,
- previdenciários,
- legais.
Dentre outros que fazem parte da contabilidade de uma empresa. Eles são feitos por profissionais especializados. Podem ser contadores ou técnicos em contabilidade, conforme as incumbências e necessidades de cada tipo de processo.
Utilidade para gestores
No que tange à contabilidade gerencial — quando as informações contábeis passa servir para as decisões da liderança da empresa. Os gestores podem conseguir com a ajuda dos colaboradores da área (e por meio dos processos contábeis) as seguintes possibilidades:
- Calcular o ponto de equilíbrio;
- Elaborar e controlar o planejamento orçamentário;
- Analisar indicadores, métricas, níveis e outros instrumentos;
- Utilizar ferramentas não financeiras, como o Valor Econômico Agregado (EVA), para avaliação de negócios, ou o Valor Agregado de Mercado (MVA), empregado na geração de valor para sócios ou acionistas;
- Confeccionar o planejamento tributário da empresa;
- Determinar custos padrões;
- Implementar ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC), visando entender pontos fracos e fortes da organização, bem como o ambiente onde está inserida;
- Projetar o fluxo de caixa.
Vale ressaltar que a contabilidade gerencial é lastreada em fatores que influenciam no patrimônio organizacional, coletando dados e informações conforme seus recursos e instrumentos contábeis. Ou seja, ela depende de dados e informações que o próprio empreendimento gera.
Utilidade para colaboradores
Os colaboradores que trabalham com contabilidade empresarial passam a ser profissionais mais valorizados pelas grandes corporações, sendo peças chaves para o êxito empresarial. Afinal, são eles os responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis usadas pela diretoria e gerência para análise da situação da empresa. Além, é claro, de também serem usadas posteriormente para o estabelecimento de estratégias e táticas, visando manter ou melhorar o desempenho organizacional.
O profissional contábil também pode sugerir alterações na estrutura da empresa ou do negócio central dela. Bem como em processos que podem colaborar no aumento de vendas, receitas ou diminuição de custos. Inclusive propondo novas formas de contabilização ou indicando estratégias de tributação mais favoráveis para o empreendimento ou para produtos/serviços específicos, já que ele compreende bem as regulamentações brasileiras.
Isso indica que todo profissional da área que deseja ampliar seus conhecimentos e conseguir um bom campo de atuação pode se especializar em contabilidade empresarial. Essa é uma carreira com possibilidades amplas.
Utilidade para as empresas
Sendo útil para gestores e colaboradores, a contabilidade empresarial acaba sendo importante também para as empresas. Pois, por meio dela, é possível otimizar custos e melhorar processos contábeis. Além de aumentar vendas e receitas, conseguir descontos e preços bons para os clientes etc.
Sem falar que dá para diminuir as chances de problemas com o governo (Receita Federal, Ministério do Trabalho, Órgãos fiscalizadores etc.). Isso devido às práticas corretas de contabilidade adaptadas ao mercado e em conformidade com as legislações vigentes. Os sócios e acionistas também poderão ter maior transparência e confiança nos resultados da organização, pois esses estarão especificados em relatórios contábeis gerenciais de excelência.
...