Corrupção
Por: Sabrina Silva • 26/10/2015 • Resenha • 427 Palavras (2 Páginas) • 528 Visualizações
2º) Segundo a literatura disponível, é possível afirmar que a Corrupção apresenta um impacto negativo sobre os negócios, sobre a atividade produtiva. Mostre como a corrupção prejudica a atividade produtiva.
Os efeitos prejudiciais da corrupção são muito óbvios. Pode-se observar pelo ponto de vista econômico, que afeta a atividade produtiva, pois desestimula a iniciativa de investimentos reduzindo o crescimento, a geração de empregos, os serviços como educação e saúde, e a renda da população.
Estimativas indicam que a corrupção reduz o PIB brasileiro em até 2,3% anualmente. Embora estas estimativas sejam imprecisas, a partir disso tem-se noção do quanto de dinheiro está sendo surrupiado.
A corrupção é um dos principais fatores que complica o desenvolvimento do Brasil, fazendo com que muitas oportunidades de investimentos necessários para iniciar as atividades produtivas sejam desperdiçadas. Sabe-se que o setor público e o sistema judiciário estão sujeitos à fraudes e deturpações, ocasionando então o recuo dos investidores, principalmente os estrangeiros.
De 2002 à 2014 o crescimento da classe média até estimulou a produção, no entanto ocorreu que a demanda tornou-se maior que a oferta, pois como já foi falado, os empresários pouco investiram nessa área.
Além disso, a economia brasileira é bastante dependente da exportação, o que acaba trazendo desvantagens por conta da instabilidade do mercado externo. Diante dessas transformações contínuas na economia mundial, os governantes preocuparam-se mais com os altos e baixos financeiros e deram pouquíssima importância e incentivo a produção, tornando o Brasil menos ambicioso e produtivo que os outros países emergentes (em desenvolvimento).
Segundo Paolo Mauro (1995) :
“A existência de corrupção em uma economia pode afugentar o investidor privado a realizar novos investimentos, pois a sua existência além de elevar o custo do investimento, eleva também a incerteza quanto ao seu sucesso, o que acaba afetando negativamente o crescimento do país.”
Sendo assim, quanto mais o governo se envolve em atividades econômicas tortuosas mais dúvidas recaem sobre os sucessos empresariais, com menos incentivo ao empreendedorismo, resultando menos crescimento, riqueza e empregos.
De acordo com o que foi pesquisado, esta interpretação a cerca da corrupção sustenta a afirmativa de que ao existir corrupção dentro do sistema econômico, a remuneração dos fatores de produção depende de sua produtividade. Ora, alocações corruptas devem gerar alocações ineficientes dos recursos, o que diminui a produtividade dos fatores e suas remunerações. Com menor remuneração as famílias podem decidir poupar mais, afetando a poupança e o investimento. Menor remuneração do capital também pode afugentar investidores que deslocarão seus recursos para países com menor corrupção afetando todo o sistema econômico.
E dessa forma é que a corrupção age sobre as atividades produtivas.
...