Demanda Oferta e Equilibrio de Mercado
Por: rickyfumasoni • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.543 Palavras (7 Páginas) • 354 Visualizações
Nome: Riccardo Fumasoni Junior
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Matrícula: 1001460920
FAE Centro Universitário
Teoria do valor-trabalho e Teoria do valor-utilidade
Teoria do valor-trabalho: o valor de um bem se forma do lado da oferta, custos de produção sendo representados pelo fator mão-de-obra, em que a terra é abundante e o capital pouco significativo.
Teoria do valor-utilidade: complementa a teoria do valor-trabalho, já que não era mais possível predizer o comportamento dos preços dos bens apenas com base nos custos da mão-de-obra sem considerar a demanda.
Utilidade total e utilidade marginal
É possível observar que a utilidade total tende a aumentar quanto mais consumido for um bem ou serviço, contudo a utilidade marginal é tida como uma satisfação adicional, obtida pelo consumo de mais uma unidade de certo bem, está é decrescente já que o consumidor perde a capacidade de percepção da utilidade proporcionada por mais uma unidade do bem, chegando ao ponto de uma saturação.
Demanda de Mercado
A demanda é definida como a quantidade de bens ou serviços adquiridos pelos consumidores em um determinado tempo.
Elementos que influenciam a escolha do consumidor:
- A renda do consumidor
- Preferência do consumidor
- Preço do bem ou serviço
Lei geral da demanda: é uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem. A curva da demanda é inclinada negativamente devido ao efeito de substituição e de renda.
Equação da demanda: Qd= f(p)
Qd: quantidade de determinado bem ou serviço
P: preço do bem ou serviço
Contudo, esta equação nos mostra que a quantidade demandada Qd é uma função f do preço P, sendo assim, depende do preço.
Efeito substituição: se um bem possui um substituto, ou seja, outro bem similar que satisfaça a mesma necessidade, quando seu preço aumenta, o consumidor passa adquirir o bem substituto, reduzindo assim sua demanda.
Efeito renda: quando aumenta o preço de um bem, o consumidor perde o poder aquisivo, e a demanda por esse produto diminui. Outras variáveis que afetam a demanda de um bem.
Bem normal: a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto também.
Bens inferiores: demanda varia em sentido inverso às variações da renda. Exemplo se o consumidor ficar mais rico, diminuirá o consumo de carne de segunda, e aumentará o consumo da carne de primeira.
Bens superiores: caso o consumidor enriqueça, ele irá demandar produtos com qualidade superior.
Bens de consumo saciado: quando a demanda não é influenciada pela renda.
Bens substitutos: quando existe uma relação direta entre o preço de um bem e a quantidade de outro. Exemplo: um aumento no preço da carne deve elevar a demanda de peixe.
Bens complementares: bens que podem ser utilizados em conjunto ou que ficam melhores utilizados, relação inversa entre o preco de um bem e a demanda de outro. Exemplo: Se aumentar o preço da impressora e a quantidade demandada de cartuchos diminuir é porque a impressora e o cartucho são complementares no consumo.
Demanda do bem X = f ( preço de X, preço dos bens substitutos do bem X, preços dos bens complementares ao bem X, renda dos consumidores, preferências dos consumidores)
Demanda vs Quantidade Demandada
Por sua vez, demanda entende-se por toda curva ou escala que relaciona os preços possíveis a determinadas quantidades e quantidade demandada é um ponto específico na curva relacionando um preço a uma quantidade.
Alteração na demanda
Como podemos ver no gráfico ao lado, ouve uma alteração na demanda, caso houvesse um aumento de renda dos consumidores, a curva da procura D0, se deslocaria para a direita, indicando que aos mesmos preços , P2, o consumidor estaria disposto a adquirir maiores quantidades do bem, a nova curva é representada por D1.[pic 1]
Oferta de Mercado
Oferta pode ser definida como as quantidades que os produtores desejam ofertar em um período de tempo. A oferta depende de alguns fatores como o preço, custo dos fatores de produção e dos objetivos dos empresários.
Lei geral da oferta: Quando o preço de um bem aumenta ou diminui, as quantidades oferecidas desse bem tendem a aumentar ou a diminuir, respectivamente, "coeteris paribus.
Equação da oferta: Q = f (p)
Q: quantidade ofertada de um bem ou serviço
P: preço do bem ou serviço
Oferta do bem X = f ( preço de X, custo dos fatores de produção, nível de conhecimento tecnológico, número de empresas no mercado)
Oferta X quantidade ofertada
A oferta faz referência a escala, enquanto a quantidade ofertada faz referência a um certo ponto específico na curva de oferta, contudo, um aumento no preço faz com que a quantidade ofertada aumente, enquanto uma alteração nas outras variáveis fazem com que a oferta seja deslocada.
[pic 2]
Equilíbrio de mercado
O mercado de um bem encontra-se em equilíbrio quando há equivalência entre oferta e a demanda desse bem, ou seja, quando as quantidades oferecidas são iguais às quantidade procuradas desse bem. O preço para o qual as quantidades oferecidas serão iguais às quantidades procuradas chama-se preço de equilíbrio, a quantidade de equilíbrio é aquela que iguala procura e oferta.
Gráfico de equilíbrio de mercado: [pic 3]
Onde:
O: Oferta
D: Demanda
E: Equilíbrio
Contudo, na intersecção da demanda com a oferta temos o ponto de equilíbrio, sendo assim, se a quantidade ofertada estiver abaixo do equilíbrio temos uma situação de escassez do produto e se ela estiver acima, temos uma situação de excesso de produção.
Deslocamento das curvas de demanda e oferta:
[pic 4]
Elasticidade
Elasticidade é o tamanho do impacto que a alteração em uma variável como por exemplo o preço, exerce sobre outra variável, a demanda.
...