Deselvolvimento
Por: lucasliberato19 • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
O sonho de João
João sempre foi um menino muito calmo e calado, quase não saía da sua casa, sua mãe vivia preocupada com o comportamento e as relações do seu filho com as outras crianças, devido seu jeito reservado, João tinha apenas um amigo com quem gostava de conversar e brincar.
Em uma certa noite, enquanto João dormia, sua mãe percebeu que ele sonhava com algo que o deixava muito agitado, quando de repente ele começa a pronunciar algumas palavras, sua mãe fica apreensiva e preocupada, quando de repente .
- Mãe! Mãe!
O que se passa, meu filho? – respondeu sua mãe
Sempre que eu durmo, eu sonho com alguns meninos me batendo, e correndo atrás de mim, me assustam com os palavrões e gritos. E sabe mãe eu não quero ir mais á escola, tenho medo de voltar para lá.
- Está tudo bem meu filho – disse a mãe. O que tens de fazer é fechar seus lindos olhos e pensar em coisas boas, pensar em coisas que aprendes-te hoje, pensar no que poderá aprender amanhã … assim esses pensamentos não te perturbarão mais.
- Isso é verdade mãe? Diz João
- Claro que sim meu amor! Já está mais que na hora de você dormir, pensar nas histórias, brincadeiras, pensa em coisas boas, pois amanhã, será um novo dia.
Após está conversa com o João, a mãe ficou ainda mais preocupada e decidiu procurar o único amigo do seu filho, e descobriu que um grupo de crianças perseguia, xingava e o seu lanche o tomava. Mas o seu amigo pediu segredo, pois o João, não queria que a mãe soubesse desses acontecimentos.
A mãe de João decidiu procurar a escola imediatamente! E comunicou a direção da escola e pediu providências para que parassem com o bullying, que seu filho vinha sofrendo, desejando não frequentar mais a escola.
A direção da escola identificou as crianças e convocou os pais para uma reunião, onde foi decidido um trabalho de orientação e conscientização de respeito ao próximo.
O trabalho teve participação da turma da sala do João e deu tão certo que expandiu para toda a escola, onde todos se respeitavam e colaboravam uns com os outros, contando histórias e orientando como deve ser a relação de amizade com os colegas da escola e da sua comunidade.
A partir daí, João mudou seu comportamento e hoje tem vários amigos, que brincam juntos, conversam e se divertem. Nas noites seguintes o João não teve mais sonhos ruins, e sempre sonhava que estava em um grande balão que o levava as estrelas, enquanto cantava uma canção, aprendeu que existem sonhos bons e que a escola é um bom lugar, onde ele sempre quer estar.
União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo – Uniesp Fleming
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
DIEGO HENRIQUE DA SILVA DIAS
MARLI COSTA ALMEIDA
8º Semestre
Campinas – SP
Abril 2015
...