Desenvolvimento pessoal
Por: danimoya • 4/9/2017 • Trabalho acadêmico • 5.393 Palavras (22 Páginas) • 282 Visualizações
Nome da Revista
Vol. X, Nº. N, Ano YYYY[pic 1]
Vivian Guerrero da Silva
Anhanguera Educacional
e-mail do aluno
Orientador
Prof.° Esp. Alan Felipe Caires
professor.alan@msn.com
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÃO[a][pic 2]
Resumo[b]
Administração da produção e operações evoluiu diversas vezes com o decorrer dos anos, adaptando-se aos novos conceitos organizacionais. Atualmente é uma das principais áreas funcionais dentro da organização e por se tratar de uma ação interdisciplinar, deve estar em conjunto com as demais áreas e atividades da organização. Para suprir as necessidades constates de adequação na busca de sistemas de integração mais flexíveis e melhorias na produção o Planejamento e Controle da Produção exteriorizaram-se como suporte para as organizações. Tanto a produção quanto as operações são as principais funções dentro da organização, visto que, são responsáveis diretas por alcançar o objetivo da organização. Desta percepção, através de pesquisa bibliográfica, ambicionando demonstrar a importância da administração de produção e operação nas organizações nos dia de hoje.
Palavras Chave: Administração Produção e Operação, Interdisciplinar, Planejamento e Controle da Produção, Áreas Funcionais.
abstract
Production and operations management evolved several times over the years, adapting to new organizational concepts. Currently is one of the major functional areas within the Organization and because it is an interdisciplinary action, must be in conjunction with other areas and activities of the organization. To meet the needs of fitness rates in search of more flexible integration systems and improvements in production planning and production control exteriorize as support for organizations. Both the production operations are the main functions within the Organization, are responsible for the direct purpose of the organization. This perception, through bibliographical research, ambitious by trying to demonstrate the importance of production and administration organizations in operation today.
Keyword: Production and operation management, interdisciplinary, production planning and control, functional areas.
- Introdução
A administração de produção e de operações (APO) é a função responsável pelo estudo e desenvolvimento de técnicas para gerir a produção e os bens e serviços. Para Slack (1996, p.34) ) a produção é a função principal das organizações, visto que é ela quem será responsável de chegar ao principal objetivo da organização, isto é, o motivo pela qual ela existe. Devido às muitas mudanças que estão ocorrendo no mundo, à economia se trona cada vez mais integrada e competitiva, elevando o fato de que os sistemas de produção das organizações devam ser inovados tecnologicamente. A administração da produção passou por varias evoluções que lhe tornou adaptativa aos novos contextos inseridos nas organizações. Entretanto, é legitimo que “a APO atualmente é uma interessante combinação de práticas consagradas do passado e de uma busca por novas maneiras de gerenciar sistemas de produção” (GAITHER; FRAZIER, 2006, p. 07).
Os sistemas de produção existem desde os primórdios de uma forma mais precária, arbitrária e rustica, a APO pode ser vista em grandes produções as Estradas do Império Romano, a Pirâmide de Quéops, a muralha da China, entre outras.
Corrêa e Corrêa (2011) verificaram que as transformações dos grandes projetos as mudanças politicas, religiosas e empresariais, aumentou a necessidade de atenção a gestão, tendo maiores preocupações quanto a tempo dos processos e escassez de recurso necessários na produção. Desta forma, a gestão da produção passou a ser uma das principais áreas dentro da organização, precisando de evolução nos métodos de forma efetiva trazendo melhores resultados de produção.
Ao entender a organização como um organismo complexo, é possível visualizar a necessidade integração entre todas as áreas e departamentos. Gerando o maior valor agregado possível para o consumidor final, utilizando os sistemas de informações para transformar os insumos em produtos acabados, dependendo do tipo de sistema utilizado, é possível “encontramos a Administração da Produção/Operações em todas as áreas de atuação dos diretores, gerentes, supervisores e/ou qualquer colaborador da empresa” (MARTINS; LAUGENI, 2002, p. 5). A APO pode-se considerar uma área interdisciplinar. Pesquisas bibliográficas evidenciam que gestão de operação é uma tarefa funcional com panorama interdisciplinar dentro da organização, visto que mantem uma correlação com diversas áreas dentro da organização. [c]
- Administração da produção/operação[d]
O processo denominado produção, é a atividade de transformar os insumos em produto final, a matéria-prima a ser transformada nesse processo pode ser insumos, tecnologia, capital financeiro ou intelectual entre outros, a transformação pode ser em produtos ou serviços oferecidos ao consumidor final (GAITHER; FRAZIER, 2006).
Corrêa e Corrêa (2011, p. 24) descrevem a APO como a “atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços visando atender necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes”.
Partindo deste sentido Erdmann (1998, p. 11) “o ato de produzir implica em transformar” considerado como resultado a transformação intencional através de um conjunto de ações coordenadas gerando um resultado material ou imaterial. De acordo com Moreira (2009), a APO é facilmente confundida apenas com atividades fabris, já que ao ouvir administração da produção é logo associada á fabricação de produtos, movimentação de pessoal, a locais com maquinários, entre outros. “Não resta dúvida de que tudo isso tem a ver com a Administração da Produção, mas a imagem é incompleta” (MOREIRA, 2009, p. 1). “O gerenciamento de operações e de processos é a atividade de gerenciar os recursos e processos que produzem produtos e serviços” segundo Slack et al (2008, p. 30) para tender aos anseios e carências dos consumidores. Completando Rocha (2008, p. 3) afirma que “administrar a produção e operações pode ser vista como a parte da administração que comanda o processo produtivo, pela utilização eficaz dos meios de produção e das funções gerenciais, na busca de obter produtos ou serviços com elevados índices de desempenho”, ele ainda realça que para que os objetivos das áreas de produção sejam alcançados é preciso utilizar de forma eficiente as funções gerenciais, são elas: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
...