Downszing e Reengenharia
Por: Manchadtv • 19/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 412 Visualizações
REENGENHARIA E DOWNSIZING
A palavra reengenharia entrou na língua inglesa ao longo dos anos 90 quando, em função da competitividade internacional, na maré alta da globalização, as grandes corporações renovaram seus métodos de produção e gestão, para tornar-se mais eficientes. A isso chamaram reengineering.
Quanto ao downsizing é uma técnica conhecida em todo o mundo que visa a eliminação de processos desnecessários que costumam engessar a empresa e atrapalham a tomada de decisões, sua atuação é focada na área de Recursos Humanos juntamente com os Gestores.
Ou seja, downsizing é uma das consequências da Reengenharia.
Downsizing
O termo downsizing é controverso. Cattani (1997) e Albuquerque (1997), por exemplo, consideram downsizing um modismo e optam pela utilização da expressão reengenharia, um termo que, para esses autores, compreende um sistema de gestão que tem como pressuposto uma perspectiva racionalizadora e democrática, também é controverso a data de surgimento do DOWNSIZING, vários estudiosos apontam datas diversas, ma o que se sabe é que surgiu nos anos 80 segundo (WETZEL, 2000) ou nos anos 70 conforme Caldas (2000).
O termo downsizing foi primeiramente utilizado como referência à diminuição do tamanho de carros na indústria automobilística e passou a ser usado com o significado de redução de força de trabalho em épocas de recessão. Entretanto, reengenharia e downsizing têm significados muitos próximos, assim como rightsizing (a organização no tamanho correto), reestruturação e reposicionamento.
O downsizing refere-se à diminuição do tamanho da organização, que pode ocorrer de várias maneiras, como transferências, congelamento de contratações e incentivo de aposentadorias. Porém a maneira mais usual de diminuir o tamanho da organização é o enxugamento ou demissões em massa.
Trata-se de uma iniciativa intencional, cujo objetivo é melhorar o desempenho organizacional diminuindo custos e aumentando a competitividade dos funcionários.
O que é o enxugamento de pessoal?
Redução relativamente grandes (5%, 15%, ou mais, da força de trabalho).
Cortes difundidos que afetam muitas, se não todas, as divisões e departamentos.
Redução profundas que geralmente atingem vários níveis da organização.
Prioridade na redução dos custos pelo corte de pessoal.
Ênfase na complementação o mais rápido possível do programa.
Cinco lições para o Downsizing, por Robert M. Tomasko
Comece a fazer, antes que seja obrigado a faze-lo
Prepara-se para o lado desagradável.
Use um rifle, e não uma espingarda.
Controle continuamente o tamanho e a forma do processo.
Vá além da redução dos custos e cargos.
Objetivos do downsizing
Redução de custos
Rapidez na tomada de decisões
Resposta mais rápida às ações do concorrente
Comunicação menos distorcida e mais rápida
Manutenção da orientação para a ação com menos análise e paralisia
Promoção das sinergias (cooperação, trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa) dentro da empresa
Elevação Moral da gerência geral
Criação do foco nas necessidades do cliente, e não nos procedimentos internos
Aumento da produtividade dos gerentes
Pontos positivos do Downsizing:
Em um espaço maior de tempo o downsizing contribui para o crescimento sustentável da empresa, facilitando a expansão de mercado, modernizando a empresa e seus procedimentos, aprimorando produtos e serviços e principalmente a exclusão de burocracias desnecessárias.
Pontos negativos
O downsizing pode gerar descontentamento dos funcionários que permanecem na empresa, ocasionando a queda de produtividade, isso ocorre porque gera uma certa incerteza sobre seu futuro dentro da corporação, e também a falta de informação dos gestores, sem informações os funcionários estão mais propensos a ouvir rumores e e se envolver em fofocas.
Razões que levam ao downsizing
São as mudanças nos negócios, melhoria no aproveitamento do pessoal, fusões, aquisições, incorporações, terceirização, reengenharia, programa de qualidade total, obsolescência das instalações, ameaça de falência, perda de competitividade e empresas financeiramente fracas.
“A melhor estrutura de organização é o mais simples possível. O que torna uma estrutura de organização “boa” são os problemas que ela não cria. Quanto mais simples for a estrutura, menos coisas sairão erradas”. Peter Drucker
Reengenharia
A Reengenharia é uma estratégia de mudanças drásticas, que almejam tornar mais competitiva a empresa através de um gerenciamento mais eficaz de suas operações e processos e do redirecionamento de sua postura estratégica. A sua característica principal de processo de introdução de mudanças drásticas e inovadoras é a que a distingue de todos os demais processos e estratégias de reestruturação empresarial. E, como tal, a Reengenharia inevitavelmente provoca ruptura no processo de estruturação e gestão da empresa.
Aumenta a produtividade em uma empresa, diminui seus custos, reduz o número de funcionários e o tempo de processamento das operações. Assim, a empresas incrementam sua produtividade, que se reflete na excelência de seus serviços e produtos e na alavanca de seus negócios.
A reengenharia é a reconcepção fundamental e o reprojeto radical dos processos empresariais para se obter
...