EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE E O MERCADO DE TRABALHO
Por: Mary Jane • 12/4/2016 • Trabalho acadêmico • 559 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA DE CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
UNIDADE PARANGABA
GEDEÃO ANDRADE MENEZES NETO
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE E O MERCADO DE TRABALHO
FORTALEZA – CE
2016
INTRODUÇÃO
O presente trabalho acadêmico tem o objetivo de apresentar a evolução da contabilidade, desde o surgimento da necessidade dos seres humanos de contar os seus pertences, até os dias de hoje. A contabilidade é imprescindível não só para as empresas como muitos pensam, mas também para as pessoas que não possui uma empresa mas tem um património considerável, e que são exigidos por exemplo a declaração do imposto de renda. Nós estudantes que estamos iniciando a trajetória temos que ter a consciência da responsabilidade que está em nossas mãos, e continuará depois de formados, para assim estarmos munidos dos conhecimentos necessários para suprir as exigências dessa nobre profissão.
A pesquisa do tema foi realizada por meio do texto “A evolução da contabilidade e o mercado de trabalho”.
2 DESENVOLVIMENTO
Quando surgiu a necessidade das pessoas de contar os seus bens, suas criações, seus instrumentos, surgiu então a contabilidade. No decorrer dos séculos a sociedade foi evoluindo, as pessoas foram possuindo cada vez mais coisas e/ou tendo outras opções que foram inventados, os mercados foram surgindo, assim surgindo a necessidade de comprar, vender, trocar. E a contabilidade ficou sendo cada vez mais exigido para atender as tais necessidades. A contabilidade evolui e se aperfeiçoa conforme as necessidades da sociedade, assim no decorrer do ano vários “pronunciamentos” são feitos por uma comissão especial afim da convergência e harmonização da contabilidade.
É bem verdade que com o aparecimento cada vez mais crescente das faculdades particulares o número de profissionais sem as qualificações adequadas cresceu consideravelmente, mas também surgem grandes profissionais que realmente fazem a diferença no mercado de trabalho. É preciso trabalhar muito durante os quatro anos no curso de graduação, se possível, se especializar e continuar para a vida inteira se atualizando nessa profissão tão dinâmica. É importantíssimo ressaltar a importância da ética para o profissional contábil. Muitos de nós seremos tentados a proceder de forma ilegal, irresponsável e até mesmo criminoso, mas temos que manter a ética, manter os princípios da contabilidade. Não basta apenas ser competente, bem formado e com alto especialização se agirmos de modo duvidoso, porque os maus profissionais prejudicam muito a nosso classe, como também a toda sociedade.
Somos os “médicos” das empresas, e com isso em mente temos estar informados e atualizados em outros ramos, como a economia, o direito, e outras áreas que venham a interferir na empresa, pois nosso trabalho é fornecer subsídios para a tomada de decisões do gestor e com o conhecimento amplo da contabilidade e a busca por conhecimentos de outras áreas, estaremos munidos para produzir e consequentemente apresentar um relatório mais robusto e completos, dando até indicações e opinando com respaldo nas tomadas de decisões que nortearam a organização.
...