Economia para Administradores
Por: daniellacivil • 1/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.423 Palavras (6 Páginas) • 234 Visualizações
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG
Curso de Administração Pública - Modalidade EAD
Disciplina: Introdução a Economia
Nome: Daniella Mello Polo: Blumenau
- O que é Economia?
Economia é o estudo da forma pela qual a sociedade utiliza recursos produtivos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços buscando satisfazer as necessidades humanas.
- Qual o sentido da escassez na economia?
Na economia, a escassez expõe a diferença entre a quantidade demandada de um produto ou serviço pela sociedade e o montante fornecido no mercado para atende-la, logo, a escassez surge no momento em que há excesso de demanda. A escassez dos produtos/bens leva a sociedade a escolher o que, como e quando produzir.
- Quais são os 4 princípios da tomada de decisão conforme o livro base apresentado?
1º - Pessoas enfrentam trocas: é fundamental resolver o que realmente é importante e necessário na hora de se fazer uma escolha, pois em geral torna-se necessário abrir mão de outra aquisição em função dessa, ou seja, há a necessidade de se comparar um bem com o outro a fim de se decidir qual será prioridade, pois normalmente o dinheiro é limitado. Em economia, esta escolha é chamada de Tradeoff.
2º - O preço de algo é o que você abdica para consegui-lo: a tomada de decisão exige a comparação dos custos e benefícios, ou seja, para se adquirir algo faz-se necessário abdicar de um bem para adquiri-lo (normalmente dinheiro).
3º - Pessoas racionais pensam na margem: o tomador de decisão executa a ação quando considera que o benefício marginal é superior ao custo marginal.
4º - Pessoas respondem a incentivos: tendo-se em vista que as pessoas tomam decisões comparando custos e benefícios, seu comportamento pode mudar a partir da variação dos custos e benefícios apresentados.
Tendo-se em vista que os recursos disponíveis, seja na sociedade ou na natureza, são finitos, torna-se imprescindível a tomada de decisão, com o objetivo de se eleger e administrar os recursos escolhidos.
- Do que depende o padrão de vida das pessoas?
O padrão de vida de uma nação depende da sua habilidade de produzir bens e serviços, ou seja, uma nação só poderá usufruir de um elevado padrão de vida a partir do momento que puder produzir uma grande quantidade de bens e serviços. O crescimento econômico (aumento do padrão de vida) é determinado pelo aumento da produtividade do trabalhador.
- Quando deve ocorrer a intervenção do governo na economia?
Normalmente, o governo pode interferir em um setor da economia quando ocorrer algo chamado de falhas de mercado. As falhas de mercado podem ser separadas em três grupos:
- Concorrência imperfeita: quando ocorrem monopólios, oligopólios e cartéis. Por exemplo: cartel de postos de gasolina.
- Assimetria de informação: quando um dos lados da negociação consegue obter mais informações sobre o bem ou serviço em relação ao outro, com isso obtendo um benefício indevido. Por exemplo: existência de problemas escondidos em carros usados colocados à venda.
- Externalidades: problemas de precificação em virtude da diluição de custos ou benefícios. Por exemplo: danos ambientais decorrentes de poluição.
- O que são bens? Quais os principais tipos? (p.24)
Define-se como bem tudo aquilo que pode satisfazer às necessidades humanas.
- Bens livres: são os bens que a sociedade pode utilizar sem ter necessidade de uma moeda de troca (dinheiro ou mão de obra). Estes bens estão disponíveis na natureza em quantidade ilimitada. Exemplo: ar atmosférico, água, vento, etc.
- Bens econômicos: são os bens que o homem precisa despender um valor monetário ou mão de obra para poder utilizar. São bens escassos, ou seja, existe um desajustamento entre a quantidade necessária e a quantidade existente destes. Os bens econômicos podem ser classificados quanto:
Os bens econômicos são classificados em dois grupos:
- Bens materiais: são bens físicos, palpáveis: alimentação, vestiário.
- Bens de serviços: trata-se da prestação de um serviço: cuidados com a saúde, educação, consultoria jurídica.
Os bens materiais podem ser classificados em:
- Bens de consumo: satisfaz imediatamente a necessidade do consumidor: alimentação, vestuário, serviços.
- Bens de capital: bens que permitem produzir outros bens: farinha para o pão, algodão para a fabricação de roupas, equipamentos, computadores.
Os bens de consumo e os de capital são classificados como:
- Bens finais: bem finalizados, ou seja, já passaram por todas as etapas de transformação.
- Bens intermediários: precisam ser transformados para atingir a sua finalidade principal: aço, vidro, borracha.
Os bens podem ser classificados ainda como:
- Bens públicos: são não exclusivos e não disputáveis, sendo fornecidos pelo setor público, tais como: transporte, segurança e justiça.
- Bens Privados: são exclusivos e disputáveis, sendo de propriedade privada: carro, televisão, computador, etc.
- Quais os principais agentes econômicos? (p. 26)
Os agentes econômicos são pessoas de natureza física ou jurídica que, através de seus atos colaboram para o funcionamento do sistema econômico. Podendo ser:
- Empresa: seu objetivo é a produção de bens que satisfaçam as necessidades das famílias. A empresa produz o bem e o fornece ao consumo da família em troca de valor monetário.
- Família: seu objetivo é satisfazer a sua necessidade através do consumo de bens. Utilizam o rendimento que obtém através do trabalho que prestam à empresa para obter os bens.
- Governo: desenvolve um conjunto de funções econômicas: promove a eficiência dos recursos, a equidade social e a estabilidade macroeconômica. Cobra impostos às famílias e empresas; concede subsídio às empresas e paga salários às famílias que prestam serviço ao Estado.
- Como o economista trabalha com a realidade econômica?
O economista busca simplificar a realidade econômica através da utilização de modelos (simplificação da realidade) que descrevem a realidade econômica.
...