Estratégia na Administração da Produção
Por: saulocavote • 13/12/2016 • Trabalho acadêmico • 2.175 Palavras (9 Páginas) • 246 Visualizações
Trabalho de Gestão de Produção e Custos
Professor:
Estratégia na Administração da Produção
Componentes:
Rio de Janeiro, 2015
CONTEXTO HISTÓRICO
A preocupação com a produtividade existe desde o princípio da existência da humanidade. O homem sempre buscou melhorar a eficiência ou a eficácia da resolução de suas tarefas. Quando ainda não havia ferramenta, nossos antepassados começaram a usar pedras para caçar e fazer fogo. Quando sentiam frio, afiaram a pedra para desenvolver algo que o aquecesse a partir do pelo do animal caçado ou de determinadas plantas.
Mais adiante, segundo KERSTEN, Vinicius Mendez (2007), (Hamurabi, único rei da dinastia babilônica - 1810 a.C. — 1750 a.C.) elaborou o que talvez seja o primeiro registro da busca pela melhor maneira de fazer algo em seu Código Hamurabi, quando dizia que um construtor que construísse uma casa que não fosse forte o suficiente e desmoronasse seria punido com a morte.
A administração da produção começou a ser estudada com o advento da revolução industial, mais recentemente nos séculos XVIII e XIX, que marcou a implementação das máquinas, e a decadência da produção artesanal, tornando o trabalho seriado e padronizado, aumentando a produção e a necessidade de especialização dos operários das fábricas.
Um ponto crucial para o desenvolvimento da administração da produção foi a administração científica, com o estudo dos tempos e movimentos, de Frederick Winslow Taylor, um dos pioneiros no assunto. Taylor desenvolveu uma série de estudos com o objetivo de produzir mais, a um menor custo e obter maiores lucros com o “simples” fato de controlar e padronizar os movimentos e funções dentro das organizações.
Diante da Segunda Grande Guerra, de 1939 a 1945, os EUA incentivaram a utilização dos métodos estatísticos de Shewhart pelos seus fornecedores ajudando a disseminar novos métodos de controle de produção no mundo, alcançando um patamar ainda mais elevado no quesito “eficiência” e impulsionando os estudos acerca de tal matéria.
Busca-se incessantemente o aperfeiçoamento na forma de se executar o serviço/produção com o objtivo de maximixar os lucros e eliminar o máximo possivel os prejuizos, atrelando a isso principalmente a redução dos custos operacionais e administrativos.
INTRODUÇÃO
O que é administração da produção?
Administração da produção é a área da administração que usa os recursos físicos e materiais (máquinas, equipamentos, instalações, matérias primas, predios, feramentas e todos os insumos tangíveis) da empresa que realizam o processo de produção através de competências fundamentais. A empresa utiliza ao máximo as matérias primas, extraindo delas o que tem de melhor que possa ser usado para transformar e produzir o produto acabado (secundárias ou de transformação) ou prestar um serviço especializado (terciárias ou prestadores de serviços). Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
Segundo Chiavenato (2005) a administração da produção esta focada no máximo aprofeitamento dos recursos físicos e matérias da empresa no sentido de buscar um sitema de produção eficiente e eficaz. É de responsabilidade da área da administração da produção a organização da linha de produção ou da logistica de um serviço. A administração da procução tem como principais responsabilidades:
- Engenharia industrial: responsável pelo arranjo físico e layout, processo produtivo, tempos e movimentos;
- Manufatura: cuida do operacional da linha de produção;
- Desenvolvimento de produto: planejar e desenvolver produto;
- Planejamento e controle da produção: planejar e controlar a linha de produção de acordo com a demanda;
- Qualidade: controle da vistoria dos produtos ou serviços;
- Materiais: provisão de materiais e matérias-primas obrigatórias para a produção da mercadoria ou dos serviços;
- Preservação: manutenção dos recursos físicos e materiais.
O objetivo principal desde sempre foi alcançar o máximo possivel de perfeição na linha de produção buscando constantemente a eficiência, isto é utilizar os procedimentos, métodos, normas, processos e programas da melhor maneira possível e a eficácia que significa a adoção de práticas mais adequadas para que se possam alcançar os objeivos com maior perfeição.
Além de alcançar o objetivo na produção, o complemento de uma perfeita produção vem após a matéria-prima ja pronta que é a empresa obter a satisfação dos seus clientes e se tornar lider no seu mercado. E para se tornar lider, tem que sobrepor os seus adversários, isto é, seus concorrentes. E para tal a empresa terá que demonstrar muita eficiência na performance dos nichos de mercado.
Segundo Sebrae (2014) nichos de mercado são uma porção de um determinado mercado, constituído por um número reduzido de consumidores, com semelhanças que podem ser demográficas, geográficas, sociológicas, psicológicas entre outras, cujas necessidades não estão sendo plenamente atendidas pela oferta atual do mercado.
As caracteristicas principais dos nichos de mercado sao:
- Serviços prestados: Produtos com serviços associados (commodities).
- Confiabilidade: Entrega pontual, quantidade comprovada e qualidade;
- Qualidade: Cumprir com as descrições e performances dos produtos;
- Velocidade de entrega: Período entre a saída e o recebimento do produto pelo consumidor.
- Custo de componentes: Preço, transporte, qualidade e manutençao são componentes apreciados pelos clientes.
ESTRATÉGIA NA PRODUÇÃO
A palavra estratégia tem origem no vocabulário grego e deriva da palavra stratego, arte do general (Wheelwright, 1984), ou, funções administrativas do general (Motta,1991).
Segundo Motta (1991) a estratégia é tão amplamente utilizada que o pensador a sugere como sinônimo de administração, uma vez que é perfeitamente capaz de alcançar signifcados que também pertencem a palavra administração.
Desta forma, a estratégia vem acompanhando a administração desde o começo da preocupação com a melhoria dos processos produtivos, que ganhou força na época da revolução industrial.
...