Estudo de Caso Filme Mare Vermelha
Por: Maysa karla • 3/10/2020 • Dissertação • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 968 Visualizações
Estudo de Caso Filme Maré Vermelha
Introdução
Um ponto importante é entender o que é Governança Corporativa, que na definição do IBGC é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre Proprietário, Conselho de Administração, Diretoria, e os Órgãos de Controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
Seus principais princípios são:
- Transparência: ir além das informações que são impostas por leis ou qualquer que seja sua obrigatoriedade, a transparência tem que estar na essência das pessoas, na vontade de ser transparente e informar toda a realidade para os demais envolvidos, a consequência disso é confiança que os envolvidos terão
- Equidade: não é necessariamente ser igual com todos os envolvidos, mas sim dar o necessário dentro do nível hierárquico, as pessoas precisão de informação, precisão entender o que estão desenvolvendo, a figura abaixo exemplifica melhor o que é a equidade:
[pic 1]
- Prestação de Contas: nada mais é do que apresentar de forma clara e objetiva o que será executado, e ao longo do tempo os frutos desse trabalho;
- Responsabilidade Corporativa em zelar pela viabilidade econômica das organizações, considerando os diversos capitais, financeiro, intelectual, social, ambiental, entre outros, isso no curto, médio e longo prazo.
Com essa breve introdução à Governança Corporativa, após ver o filme Maré Vermelha, que trata de um submarino nuclear, com o Capitão Ransey (CEO) e o Imediato Hunter (CFO), a missão da tripulação é atacar um submarino Russo que se apoderou de um míssil nuclear com o objetivo de atacar os EUA. A missão desses dois governantes é tomar a melhor decisão em meio as adversidades ao longo da história, mas como sabemos e o filme deixa isso bem claro, as adversidades existem e podem dificultar na tomada de decisão, criando conflitos e gerando dúvidas de sobre a decisão a ser tomada.
De um lado da história temos o Capitão Ransey, com a sua longa história e conhecimento prático em momentos de guerra, e do outro, temos o Imediato Hunter, sendo essa sua primeira missão em campo, mas com grande conhecimento técnico.
O Capitão em vários momentos deixa bem claro suas dúvidas quanto ao Imediato, começa a existir um conflito quando chega uma mensagem ordenando o ataque que poderia gerar a Terceira Guerra Mundial, mas logo após começa a chegar outra mensagem que é danificada após o submarino sofrer danos na antena de comunicação, e é nesse momento que o conflito começa, pois o Capital deseja seguir a ordem já recebida, enquanto o Imediato quer estabelecer contato para recuperar a mensagem perdida.
O Capitão se achando no poder maior manda prender o Imediato, o imediato de acordo com as leis, pede o afastamento do Capitão que é detido dentro de sua cabine, nesse momento existe a divisão da tripulação, existem os que concordam com o Imediato e os que estão do lado do Capitão.
Na administração do imediato acaba ocorrendo um ataca e uma das consequências é a perda de alguns tripulantes, pois em um momento crítico ele teve que escolher entre a vida de alguns tripulantes ou do submarino todo, com isso se cria um motim para tirar o Capitão da prisão na cabine, e com isso ele toma novamente o comando, o que gera outro motim a favor do imediato, nesse momento a equipe está dividida em duas, a pressão é grande pois o tempo para disparar o missão está chegando e o receptor de mensagem está sendo reparado.
Como em todo filme de ação no último momento a tribulação está toda na cabine do Comandante, que no caso já teria atacado o Imediato com agressões físicas, mas ele continuou na sua luta pelo conserto do aparelho de comunicação para ter a confirmação do ataque. E eis que no último minuto a mensagem é estabelecida e se tem a confirmação que foi cessado o ataque.
O mais interessante de tudo é o julgamento, no momento que o oficial que vai revelar o julgamento fala que ambas as decisões estavam corretas, o maior erro foi o caos que foi criando envolta da situação, todo o motim, mas o Capitão reconheceu seu erro e no julgamento, pois foi o único a depor, sua palavra foi transparente, admitindo seu erro e aconselhando que o Imediato seja colocado em outras missões, para ter o conhecimento de campo.
É um filme sensacional, é difícil escolher um lado, pois ambos estão corretos, hoje consigo encaixar esse filme na realidade da empresa que trabalho, pois o grupo possui dezoito operações, e as vezes ocorre uma troca de gestores entre elas, e é nítido como a mudança em um cardo de diretoria trás mudanças em todo o funcionamento da empresa, pois é muito importante ter uma equipe engajada e que acredite e confie no seu líder, e um líder que saiba ouvir, sem uma sintonia a administração fica sujeita a falhas.
Após esse breve resumo, vou justificar as questões abaixo com algumas considerações.
1 - Quais as práticas de Governanças Corporativas desenvolvidas pelos 2 executivos chefes – Capitão Ramsey (CEO) e o Imediato Hunter (CFO)? Descreva em detalhes quem melhor observa os princípios e atua de forma orientativa e colaborativa?
Capitão Ramsey no final do filme ele acaba adotando as práticas de Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa, após ver que as suas atitudes poderiam ter causado a Terceira Guerra Mundial.
...