FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS.
Por: DRIKINHA • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.901 Palavras (8 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
nome do curso curso SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO.
ADRIANA DIAS DA SILVA
[pic 3]
Machadinho D’ Oeste
2013
ADRIANA DIAS DA SILVA
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS.
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade,Comportamento Organizacional.
Profesores: Fabiano Galão, Ivan Campos, Eisa Nantes, Wilson Sanches e Monica Silva.
Machadinho D’ Oeste
2013
SUMARIO
1 - INTRODUÇÃO........................................................................................................4
2 - FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS........................5
2.1- OS NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÕES E OS CLÁSSICOS,
DIFERENTES ENTRE SI.............................................................................................6
2.2 - AS DUAS FACES DO TRABALHO DE FREELANCER......................................6
2.3 - AS CONSEQUÊNCIAS DOS NOVOS MODELOS ORGANIZAÇÕES PARA SAÚDE DO TRABALHADO.........................................................................................8
2.4 - O QUE PODEMOS USAR EM NOSSO FAVOR NA CONSTRUÇAÕDE UM TEXTO.........................................................................................................................9
3 – CONCLUSÃO.......................................................................................................10
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................11
INTRODUÇÃO
Nesta reflexão é aplicado o conceito do impacto causado pelos novos modelos de organizações e profissionais que cada vez mais se lançam na informalidade como freelancers e assim demonstrar as diferenças entre estes novos modelos e os já existentes na administração, como o mundo das organizações esta encarando tal fato, quais os benefícios e os malefícios tanto para os profissionais autônomos quanto para as empresas que contratam seus serviços, outrossim, enfatizando ainda sobre a criação de um texto, os recursos argumentativos que podemos usar, através de que podemos nos comunicar dentro do texto.
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
Como se há de verificar, a diferença entre o tipo de organização mais flexiva e a burocrática, esta elencada nos fatos que seguem. Um profissional autônomo tem que operar melhor do que quem está empregado, ou seja, numa zona de conforto a qual o freelancer não tem, é necessário ter uma boa rede de contatos para agir nesse mercado. É preciso gerenciar tarefas e limites de tempo para entregar um trabalho final com a qualidade esperada pelo cliente.
No entanto, cada vez mais as pessoas procuram diferentes formas de granjear dinheiro extra, com isso notam que tem maior controle sobre sua vida profissional. Para os mais variados perfis e campos, ser freelancer pode ser um bom negócio. Já numa organização burocrática é quase que impossível que se tenha qualquer controle sobre si, no que diz respeito à vida profissional, tudo fica muito restrito a tarefas operacionais rotineiras, regras, especialização, padronização e regulamentos muito formalizados. Vivemos em um período em que serão indispensáveis novas formas de pensar, de agir e gerenciar nossas empresas.
Esta é uma época marcada pelo acesso facilitado a informação, pela rapidez das mudanças e que requer maior celeridade das empresas na tomada de decisões, diferente da era passada, em que as decisões ficavam aguardando meses para serem tomadas.
Essa exigência por maior agilidade nas decisões vai ao encontro do processo decisório dos modelos de gestão atualmente empregados pela grande maioria das empresas. Nesses modelos, as decisões são tomadas com muita informação buscando diminuir o risco ao máximo possível, qualquer solução, por melhor que ela seja, tem um alto nível de risco de estar errada até porque você nunca terá todos os elementos disponíveis, pois para tê-los exigirá muito tempo e a um custo muito elevado.
Daí a necessidade de reavaliar os modelos de gestão de forma a abranger mais todos os níveis da empresa nesse processo. Para isso, será preciso implantar uma cultura empreendedora na empresa que permita as pessoas a assumirem riscos e experimentar novas soluções. Quando tratamos de risco e experimento estamos sujeitos ao surgimento de erros durante esse processo, sendo esses que são alvo de punição nos modelos de gestão atuais, mas devem ser enfrentados como instrumento pedagógico nos modelos de gestão inovadoras.
Os modelos de gestão inovadores exigirão que seja criado um ambiente dentro das empresas que promova e impulsione o uso da criatividade dos funcionários e estimulando-os a experimentar suas idéias.
OS NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÕES E OS CLÁSSICOS, DIFERENTES ENTRE SI
O Google, o Facebook e a IBM praticam formas parecidas de trabalho em suas organizações, usando de maior flexibilidade e se adaptando de forma mais abrangente ao mercado consumista. Sendo conhecido por possuir uma cultura corporativa simples, como empregador é muito atrativo.
A filosofia corporativa do Google agrupa princípios eventuais, assim como o Facebook, apesar de suas particularidades em se tratando de uma empresa como rede social. A IBM por sua vez é uma das principais empresas que investe em pesquisa e desenvolvimento e mostra que o modelo tradicional de emprego, começa a perder espaço nas grandes organizações, abrindo suas portas e oportunidades as pessoas que querem trabalhar de forma mais liberal, sendo seus próprios patrões fazendo o que gostam em casa muitas vezes.
...