TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fsdfgdfgs

Por:   •  9/9/2015  •  Dissertação  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

O texto REDES SOCIAIS: ALIADAS OU VILÃS DA EDUCAÇÃO? - Vanessa Umbelina (USP/UFF), relata questões sobre o uso das redes sociais naprática escolar, como podemos aplicar ao ensino aprendizagem de nossos alunos, e o quanto ainda alguns professores se prendem ao ensino tradicional , e não deixam brechas para a tecnologia e ao uso dela.

         Moran (2004):

A Internet, as redes, o celular, a multimídia estão revolucionando nossa vida no cotidiano. Cada vez resolvemos mais problemas conectados, a distância. Na educação, porém, sempre colocamos dificuldades para a mudança, sempre achamos justificativas para a inércia ou vamos mudando mais os equipamentos do que os procedimentos. A educação de milhões de pessoas não pode ser mantida na prisão, na asfixia e na monotonia em que se encontra. Está muito engessada, previsível, cansativa.

  Essa citação de Moran, descreve bem a educação hoje, de quanto o mundo está conectado com tecnologias ,e de como as crianças chegam na escola com uma grande bagagem de conhecimentos ;  e professores que  ainda não estão preparados para lidar com isso, e de outros falta iniciativa para buscar e aplicar a tecnologia no ensino pedagógico ,fazendo com que professores se dividam em dois grupos os que são entusiastas da tecnologia que veem a tecnologia como um meio que pode contribui muito para as práticas pedagógicas,

e os que veem com desconfiança que acham que o conhecimento e informação estão centradas no professor; com a utilização em sala de aula irá proporcionar  as crianças uma aprendizagem motivadora e prazerosa. E não algo tradicional e distante da sua realidade.

Ainda vendo o quanto de recursos eletrônicos que chegam nas escolas , sem nenhum uso e preparação pedagógico dos professores para a utilização dessas ferramentas , que acabam ficando sem nenhuma utilidade.

* Tori (2012: p. 9), na mesma perspectiva, vai ao cerne da questão e considera que:

[...] a Escola deve se adaptar à cultura à qual seu aluno pertença. Portanto é imprescindível que incorpore a cultura das redes sociais, da interatividade, da permeabilidade virtual-real, das comunidades colaborativas, cultura essa que já é, ou está se tornando, realidade em praticamente todas as camadas sociais.

* (...) os sites de redes sociais, em especial aqueles voltados para a educação, configuram-se como recursos dos quais o professor pode-se valer para complementar as suas ações didáticas, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado mais estimulante e significativa, além de mais próxima de suas realidades, visto que o chamado fenômeno das redes sociais tem ganhado destaque principalmente na vida dos jovens.

Redes sociais na educação

O texto ele mostra o quanto a rede social , é uma boa ferramenta para ser aplicada na aula, mas nem todas as redes sociais apresentam o mesmo potencial pedagógico, e mostrar algumas que professores deveriam usar.

Ponto que achei importante:

* Uma pesquisa divulgada, em outubro de 2012, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mapeou uso e hábitos na rede de crianças e adolescentes usuários de Internet, dos 9 aos 16 anos. A TIC Kids Online Brasil (2012) foi realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), que adaptou o modelo da pesquisa europeia (EU Kids Online) à realidade brasileira. O resultado mostrou que 70%, nessa faixa etária, estão nas redes sociais, proporção que aumenta de acordo com a idade, chegando a 83%, aos 15-16 anos. Desses, mais da metade (53%) acessa seus perfis e redes diariamente.

*Para tanto, faz-se necessária a ênfase de que a introdução das redes sociais na educação, como de qualquer outro instrumento, não deve ser feita de maneira aleatória. Em primeiro lugar, porque o uso pessoal de uma plataforma como essa é completamente diferente daquele com fins pedagógicos (SILVA, 2010); logo, é preciso que, além de treinamento para saber operar a ferramenta, as práticas e metodologias estejam inseridas em um projeto educacional mais amplo e bem definido.

No texto há alguns pontos positivos citado pela professora  professora e mestre em Educação, Renata Kelly da Silva (2010), sobre o uso da rede social na educação :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com