Hsry huryjt 6iyjdthg 5yhetsr
Por: freddinho • 7/5/2015 • Dissertação • 294 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
Centro Universitário para o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
Acadêmico: Carlos Alexandre Vinck Buz
Curso: Psicologia - 3ª fase
Disciplina: Psicologia Social
O filme traz a história de Jamal, um garoto pobre que vivia numa favela de Mumbai. No presente momento do filme, Jamal está em um programa de televisão com perguntas e respostas valendo até 20 milhões de rúpias, porém quando Jamal está na ultima pergunta, o programa acaba, e então ele é sequestrado, pois ninguém acredita que ele possa ter chegado a tal ponto do programa sem estar trapaceando. Neste momento podemos ver certa alienação das pessoas, pois há uma visão de que os garotos favelados são "burros", sem estudo, sem capacidade para chegar a tal ponto, o que é na verdade uma visão imposta pelo senso comum.
Outra parte do filme que podemos associar com o assunto estudado é quando as perguntas são feitas para Jamal, ele então se lembra de certos momentos da sua vida em que se viu presente em situações que envolviam algo sobre a pergunta. Sobre isso podemos dizer que pela consciência ele se apropriou de suas vivências, do seu meio, e que fizeram "Jamal ser Jamal" de um modo único, e que no fim, pode ter gerado uma significativa mudança em seu meio, por ser um garoto sem condições de estar ali segundo a sociedade.
Sobre a ideologia como forma de dominação, alienação, podemos destacar a parte em que um sujeito vai atrás de crianças necessitadas e passa uma visão de caridade, que para as crianças ele está as ajudando, porem essa não é sua real intenção, que mais tarde podemos ver que ele está apenas as usando como forma de obtenção de lucro.
Essas são algumas partes do filme em que está evidente a relação com o que vimos em sala.
...