Human Development Tools (“SOAR HDT” ou “SOAR”)
Por: dudu81 • 27/10/2023 • Resenha • 2.094 Palavras (9 Páginas) • 78 Visualizações
INTRODUÇÃO
Antes de adentrar na descrição dos quatro perfis do SOAR Human Development Tools (“SOAR HDT” ou “SOAR”), é importante que definamos o que é o SOAR. O SOAR, desenvolvido pela Florida Christian University (“FCU”), é um mapeamento completo da forma como você se comunica e lidera seus potenciais e suas atitudes a desenvolver.
Sendo um sistema objetivo, rápido e preciso, o SOAR é uma avaliação computadorizada comportamental com a finalidade de ajudar as pessoas a compreenderem melhor a maneira como se comportam, sua comunicação e estilos de liderança, fatores motivadores e desmotivadores, níveis de energia e sua adaptação ao ambiente de trabalho. Ele é uma ferramenta para identificar o perfil de comunicação e padrões de comportamento, não tratando-se um teste ou avaliação.
Existem 4 perfis comportamentais no SOAR: Dominante, Extrovertido, Paciente e Analítico. A seguir, serão detalhadas as características de cada temperamento e explicadas as suas respectivas formas de se comunicar.
O indivíduo com perfil Dominante tem a necessidade de estar no controle e de estar sempre avançando e para isso desenvolve habilidades. Ele se comunica de forma competitiva, determinada, com autoconfiança e com respostas diretas, voltadas a resultados. Detesta indecisões, pode ser enfático, exigente e impaciente. Possui alta expectativa em relação aos outros e a ele próprio. Sua avaliação é baseada nas realizações.
Tende a falar, por exemplo, mais alto do que quem tem outro temperamento. Se identifica e se conecta em poucos minutos de conversa com outro de mesmo perfil. A facilidade de relacionamento pode ser grande e acabarem se aproximando, pois têm pensamentos similares, ou pode haver conflito em ambiente de trabalho, pois ambos querem liderar, têm dificuldades de obedecer às regras e regulamentos, têm sérias limitações para lidar com rejeição e críticas, e adoram desafios. Há de se separar a amizade do trabalho em equipe.
O indivíduo de perfil Extrovertido é aquele que tem as emoções à flor da pele. Suas necessidades são reconhecimento e conexão. É alguém sempre bem expressivo de como está se sentindo, sendo possível saber com clareza se está feliz, triste, preocupado ou de mau humor. Sendo um perfil que precisa de estímulo constante, pode ficar entediado e perder o interesse nas coisas com facilidade. Está sempre em busca de novas ideias e emoções. É entusiasta, foca em pessoas, encoraja as tomadas de decisões da equipe, prefere liberdade à detalhes e controles, usa bem a intuição, é simpático, amigo, usa bem a linguagem verbal, é confiável, persuasivo e carismático. Age por impulso e emoção, é autoconfiante e se autopromove em uma conversa.
Já a pessoa de perfil Paciente ama as pessoas, é aquele que tende a colocar as necessidades dos outros antes das suas próprias, às vezes até prejudicando a si mesmo. Tem uma incrível capacidade de ouvir aqueles que estão ao seu redor, ou seja, é mais ouvinte do que comunicador. Suas necessidades básicas são segurança e harmonia. Prefere atmosfera calma e relaxada e é metódico. Gosta de eficiência e planejamento, é tendencioso a relacionamentos profundos, não gosta de mudança de última hora e de conflitos, sendo um pacificador nato. É aquele que tentará apaziguar uma discussão entre membros de um time em um projeto, por exemplo. Gosta de se identificar com a empresa, deseja paz e harmonia, prefere um ambiente estável e busca a lealdade.
Por último, a pessoa de perfil Analítico precisa estar correta e fazer as coisas corretamente. Assim, se torna uma pessoa bastante cautelosa, focando mais no lado negativo das coisas. Por exemplo, ao ser confrontada com uma nova ideia, tende a ser a primeira a enxergar tudo o que pode dar errado. É também extremamente organizada, detalhista, e valoriza muito o planejamento. Voltada a processos, tende a ser perfeccionista, é sistemática nos relacionamentos, valoriza a verdade e a precisão, exige um alto padrão de si mesmo e dos outros, tem a tendência a se preocupar, quer saber todos os detalhes e fatos, suas decisões são baseadas na lógica e não expressa a sua opinião a menos que tenha certeza. É muito consciente, busca a qualidade, é racional e traça planos para resolver os problemas. As reações diante de uma afronta ou contrariedade são antagônicas em relação aos outros temperamentos - o Analítico, por exemplo, poderá entrar em crise.
2 EXPLICAÇÃO SOBRE AS NECESSIDADES DE CADA PERFIL PARA QUE QUE SE SINTAM CONFORTÁVEIS:
Para que um indivíduo de perfil Dominante se sinta confortável, ele necessita estar em função de liderança ou em posição de influência ou poder. Funções de gestão são excelentes exemplos. No trabalho em equipe, o Dominante pode se sentir confortável solucionando ou sugerindo soluções de problemas e tomando riscos. Se sente bem se as pessoas com quem se relaciona olham para ele como decisor e direcionador aos objetivos gerais e aos resultados tangíveis. Pessoas com este tipo de perfil precisam de liberdade para o status quo e para pensar de forma inovadora. Contudo, apesar de se sentirem confortáveis destas maneiras, por serem diretos e não possuírem muito interesse social, podem intimidar os outros com seu jeito de ser e agir.
Sendo otimistas, preferem outros otimistas por perto, gostam de altas cargas de trabalho e ambientes de stress, aceitando novos desafios sem medo. Em relação às rotinas, tendem a se interessar mais por trabalhos poucos repetitivos e com menos rotinas fixas. Apreciam receber reconhecimento verbal dos outros, bem como recompensas. Visto que a repetição pode frustrá-los, frequentemente alternam o ambiente entre trabalho e lazer.
O líder Dominante se sente bastante confortável diante de conflitos interpessoais e sendo desafiado. Tende a se sentir bem em carreiras que lhes permitam aumentar sua autoridade e influência. Anseia por liberdade, controle, supervisão e detalhes. Sente prazer em se concentrar no futuro, gosta de se relacionar com pessoas que sejam breves, diretas, concentradas em fatos e enfáticas em tópicos de negócios em vez de questões sociais.
Pessoas de perfil Extrovertido são entusiastas, confiantes, persuasivas e carismáticas. Direcionadas às pessoas, se sentem confortáveis em terem um círculo de amizade em cada ambiente frequentado, como academia, trabalho, faculdade etc. Geralmente são aqueles que iniciam uma conversa em uma fila em um estabelecimento.
Precisam participar de projetos que proporcionam movimento e autonomia. Necessitam de contato interpessoal e de estar em ambientes harmoniosos.
...