Internet no Brazil
Por: Kaique Lima • 12/11/2015 • Resenha • 1.263 Palavras (6 Páginas) • 160 Visualizações
Introdução
Atualmente o jornalismo esportivo na internet, é uma das áreas mais procuradas por novos jornalistas. Sem dúvida que este é o mercado mais movimentado, ainda mais se formos falar de futebol. Com o tempo alguns esportes foram se organizando de maneira tão profissional, que a cobertura jornalística da área também teve que se reajustar, e foi para melhor!
O torcedor brasileiro tem uma paixão especial pelo futebol, mas também é verdade que outros esportes vêm entrado em nossos corações. Esportes como MMA (Artes Marciais Mistas),volei e basquete também são alvos de noticias na internet. Recentemente o MMA invadiu as mídias e cresceu como nenhum outro.
Mercado de Trabalho
Se você está se formando agora, e acha que ser apaixonado por esportes vai ser o suficiente para se tornar um grande profissional, você está enganado. Com a era da internet o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo, basta fazer uma breve pesquisa em alguns sites, que é possível observar um grande numero de jornalistas e pseudos jornalistas que atuam nos mais diversos portais. O lado bom disso tudo, é que os grandes meios ainda funcionam como as grandes empresas, para tudo é necessário capacitação e bons resultados.
Os grandes portais
Quando falamos em jornalismo esportivo é comum pensarmos em um grandes portais, podemos citar pelo menos três deles que são referencia em qualidade e segurança.
Falando em referência, um dos grandes sites que me vêm a cabeça é o GLOBOESPORTE.com . Sem dúvida o portal é um dos mais confiáveis e acessados da internet. São abordados os mais variados esportes como, Vôlei, Basquete, Tênis , MMA, e principalmente o Futebol, que é a paixão nacional.
Uma outra grande potência do universo online dos esportes é o ESPN.com.br, além de expressar grande confiança, o portal aborda com muita qualidade os mais variados esportes e cobre o que há de melhor no mundo.
O FOXSPORTS.com.br também é um exemplo de comprometimento e uma ótima fonte de noticias.
Com certeza, para trabalhar em um desses portais, é necessário muita competência , enquanto uns são modelos a seguir, existem diversos outros que deixam a desejar.
Mídias Sociais
O advento da comunicação mediada por computador e também das ferramentas da internet mudou o modo como as pessoas se comunicam. Surgiram novas formas de conversação e relacionamento. “A comunicação interativa e coletiva é a principal atração do ciberespaço” (LÉVY, 1999, p. 208).
Nesse cenário, surgiram ferramentas que têm como finalidade potencializar a sociabilidade, as quais têm se proliferado, a exemplo das redes sociais e o blogs. Além de potencializar a sociabilidade em rede, esses dispositivos têm se mostrado úteis para o jornalismo, entre outras coisas, no processo de checagem de informações, na antecipação de fatos importantes, na www.labcom.ubi.pt Roberta Steganha colaboração com fotos e vídeos exclusivos, na repercussão de materiais publicados e também no fomento das discussões de assuntos que merecem atenção da população em espaços públicos como blogs.
Um diagnóstico do sistema de produção do jornalismo nas sociedades contemporâneas revela a existência de dois tipos diferentes de uso das redes telemáticas. No primeiro, as redes são concebidas como ferramenta auxiliar para a elaboração de conteúdos para os meios clássicos, ainda abastecidos com métodos clássicos de coleta de dados, enquanto que, no segundo, todas as etapas do sistema jornalístico de produção – desde a pesquisa e apuração até a circulação dos conteúdos – estão circunscritas as fronteiras do ciberespaço. (GONÇALVES, 2010)
Quando se fala em rede social deve-se levar em conta, além do aparato tecnológico, o aspecto relacional. “A interação social é caracterizada não apenas pelas mensagens trocadas (o conteúdo), e pelos interagentes que se encontram em um dado contexto (geográfico, social, político, temporal), mas também pelo relacionamento que existe entre eles”. (PRIMO, 2010). Esse contato ajuda a estabelecer os laços sociais, tornando mais forte o vínculo entre os participantes da rede. As primeiras comunidades on-line surgiram na década de 70, na área da Bacia de São Francisco, nos Estados Unidos, com o objetivo de fazer experimentos em comunicação por meio de computadores conectados em rede. No mesmo local, em 1985, Stewart Brand iniciou o WELL, um dos primeiros sistemas de conferência. No entanto, abertas para a população em geral, as redes sociais surgiram duas décadas depois, nos anos 90, e umas
...