TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA AUTÊNTICA, TRANSFORMACIONAL E ORIENTADA PARA RESULTADOS:

Por:   •  10/8/2019  •  Monografia  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Segundo Chiavenato (2004) a liderança, na abordagem clássica da administração, era definida como uma forma de dominação ou controle, a função do líder era estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atingir objetivos organizacionais. O termo liderança é definido e entendido de diversas formas, por exemplo, segundo Bergamini (1994) o tema liderança tem um forte apelo tanto para aqueles que dirigem como para aqueles que são dirigidos. Muitas vezes esse conceito assume uma conotação de "dom" mágico, responsável por uma espécie de atração inexplicável que certas pessoas exercem sobre as outras. Já para W. Glenn Rowe (2002) liderança estratégica é a capacidade de influenciar outras pessoas a tomar, de forma voluntária e rotineira, decisões que aumentem a viabilidade em longo prazo da organização, ao mesmo tempo em que mantêm a estabilidade financeira em curto prazo. A liderança visionária tem o futuro em vista e implica correr riscos. Já em uma visão mais amorosa, HUNTER, James C, 2004, (p.91) acredita que o papel de um líder é apoiar os seus subordinados para que se tornem bem-sucedidos. Dos estudos existentes sobre liderança destacam-se as seguintes teorias:

Tema

Segundo Robbins (2002) liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas e a fonte desta influência pode ser de maneira formal, como a fornecida pela detenção de uma posição gerencial numa organização. Umas das primeiras teorias desenvolvidas sobre o tema, foi a teoria dos Traços que segundo Vergara (2003), o líder já nasce feito, ou seja, alguns indivíduos já nascem líderes, eram possuidores de determinadas características, sendo físicos (aparência, estatura, força física,), intelectuais (autoconfiança, entusiasmo, inteligência elevada,) traços sociais (cooperação, habilidades administrativas e interpessoais) e traços relacionados com a tarefa (persistência, iniciativa, impulso de realização).

Assim aqueles que não nascessem com algumas dessas características seriam liderados. Não se descarta a importância de certas características de personalidade para o exercício da liderança, porém não ficou evidenciado nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com