Liderança
Por: odair.pereira • 2/12/2016 • Exam • 701 Palavras (3 Páginas) • 139 Visualizações
A cultura como ativo, quando ela serve para alavancar mudança.
A importância da cultura organizacional, promove identidade e identificação, viabiliza a comunicação, oferece sentido, integra e orienta ação, serve como mecanismo de controle.. ( a cultura como ativo e passivo)
A pesquisa de herzerberg sugere que o oposto da satisfação não é a insatisfação em ambientes organizacionais. Fatores higiênicos (realização, reconhecimento, trabalho em si, responsabilidade, progresso e crescimento). Fatores motivacionais: politica da empresa, supervisão, relacionamento com o superior, salario.
A transformação da cultura organizacional envolve o esforço de alteração dos modos de cognição e ação para possibilitar a organização a tirar vantagens de oportunidades ou superar desafios ambientais. Condicionantes internos: estratégia, plano e metas, forças trações politicas, necessidade e problemas.. Condicionantes externo: competição global, pressão de clientes e fornecedores, acoes de competidores.
Aprendizagem organizacional- processos que provocam mudanças na cognição e comportamento dos indivíduos e grupos que compõem a organização. Tais mudanças englobam: valores crenças, conhecimentos e atitudes.
Cultura organizacional é a experiência que o grupo adquiriu a medida que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona suficientemente bem para ser considerada valida. Pode ser ensinada como forma correta de perceber e pensar.
Desvendar a cultura de uma organização : para quem é de dentro : compreender o progresso na carreira dos profissionais, quanto tempo se fica nos cargos, conteúdo do que é discutido/escrito. Pra quem é de fora: estudar compreender os arranjos físicos da organização (artefatos), ler o que a organização fala sobre si própria, entrevistar as pessoas da empresa.
Fatores que afetam a percepção? O individuo que percebe: atitudes, motivações, interesses, experiência, expectativas. Fatores na situação: tempo, local, situação social. Fatores no alvo: novidade, movimento, som, tamanho, fundo, profundidade e proximidade.
Grump defende a seleção de ser humano perfeito, forma de discriminar, estabelecer padrões. Ex: Hitler todos deveriam ser loiros de olhos azuis ( condição moral, questão estética).
Hackman pesquisou a relação entre características do trabalho, estados psicológicos críticos e resultados: característica de tarefa : autonomia, feedback, estados psicológicos críticos: responsabilidade percebida pelos resultados, resultados pessoais e organizacionais: maior satisfação com o trabalho e baixo índices de ausência e rotatividade.
Kuhn definiu paradigma como o entendimento compartilhado e tao importante quanto isso, os modelos compartilhados, que emergem em disciplinas cientificas para guiar a pesquisa e a educação no campo. Velhos paradigmas não evoluem, são substituídos por controle em algo mais revolucionário do que evolutivo.
Modelo Maslow: o atendimento das necessidades humanas é extremamente dinâmico. Não necessariamente ocorre de maneira sequencial como a metáfora da hierarquia ou pirâmide leva a crer. (auto realização; estima; sociais; segurança; fisiológicas)
Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. ( oportunidades, necessidade, metas pessoais, acao , capacidade, recompensa organizacionais. Feedback.
O comprometimento das pessoas estará contribuindo para a implantação bem sucedida da mudança a medida que? Os principais atores do processo de mudança estiverem mapeados, e consigamos entender suas posições em termos do campo de forcas da mudança e sejamos eficazes em agir nesse campo
...