Liderança
Por: monique02 • 23/4/2015 • Artigo • 1.813 Palavras (8 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Faculdade Metropolitana São Carlos[pic 4]
Pesquisa de Marketing
Giulia Fernandes
Monique Nascimento
Tatiana Alves
Quissamã/RJ
Outubro de 2015pp´
ADM. SUSTENTÁVEL: CONSCIENTIZAÇÃO
NAS ORGANIZAÇÕES
[pic 5]
Quissamã/RJ
Abril 2015
Sumário
1 Introdução...................................................................4
2 Objetivo........................................................................5
3 Justificativa..................................................................5
4 Marco teórico...............................................................5
5 Metodologia....................................................................6
6 Referência.....................................................................6
1 Introdução
Atualmente há nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida; sob pena de verem suas vendas (e seus lucros) caírem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada. Esse “novo comportamento” acabou recebendo o nome de sustentabilidade empresarial. Desta forma, as empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam. Dentro deste contexto atua a ADM. SUSTENTÁVEL, é um empreendimento voltado para a conscientização sustentável nas organizações; uma vez que as empresa brasileiras estão implementando ações sustentáveis, melhorando a qualidade de vida interna e externa de seus colaboradores e da sociedade.
O assunto sustentabilidade não é um acaso estamos falando de responsabilidade social, o que representa muito nos últimos tempos, por conta de empresas que não tinham nenhuma preocupação com resíduos de suas produções e descartavam tudo a céu aberto nos rios, terrenos enfim da maneira que julgavam correto.
Sendo que o crescimento desenfreado levou a sociedade a preocupar-se com o ambiente que vivemos, onde o lixo causa um grande dano a natureza. E pensando nisso o banco central criou uma resolução de n°4327 publicada em abril/2014 determinando que a política de responsabilidade socioambiental desenvolvida pelas instituições financeiras, deve conter princípios e diretrizes que norteiem a gestão de riscos nos negócios e na relação com partes interessadas, focando também as ações de natureza socioambiental.
Ainda ressalta o art.11 que estabelece os prazos para a implementação. As instituições de grande porte devem aprovar a PRSA (política de responsabilidade sócio ambiental) e respectivos planos de ação começando a implementá-los até 28/02/2015. As de menor porte podem fazê-lo até 31/07/2015.
A não implementação levará a ocorrência de multas e demais punições previstas na Lei 4595/64, evite prejuízos financeiros e constrangimento aplique a política de responsabilidade socioambiental.
- Problema
Quais são as vantagens de ser uma empresa sustentável?
- Hipótese
Acredita-se que investindo na sustentabilidade e ações sustentáveis há um grande retorno econômico e social.
2 Objetivo
Fazer com que as organizações visualizem as vantagens de ser uma empresa sustentável estando atenta a sua responsabilidade sócio econômicas, através de: palestras informativas e questionários com a finalidade de influenciar o comportamento das pessoas, de maneira que possam identificar onde ocorre falhas, desperdícios e agressões que podem ser revertidas.
- Missão
Atender com excelência aos nossos clientes levando conhecimento e oferecendo serviço que contribui para melhor qualidade de vida das pessoas de forma sustentável.
- Visão
Ser uma empresa conscientizadora da importância de um mundo sustentável para gerações futuras.
3 Justificativa
Este projeto se justifica pela crescente busca de empresários de todos os segmentos por vantagens lucrativas obtidas pelo desenvolvimento sustentável, neste segmento a ADM encontrou uma grande oportunidade de negócio que é levar as empresas uma visão real de como colocar em pratica ações sustentáveis que levam as organizações a redução de tributos e gastos e se destacando no mercado atraindo consumidores que buscam uma qualidade de vida.
4 Marco teórico
4.1 Vantagens Econômicas
Sustentabilidade é o termo que serve normalmente para definir a utilização adequada de recursos naturais prejudicando o mínimo possível o equilíbrio existente entre os seres vivos e o planeta. Percebe-se, então, que as diversas empresas estão buscando formas de adquirir um comportamento sustentável, porém isso não é tão simples, pois é necessário encontrar uma maneira para que essa conduta seja modificada sem alterar os lucros das empresas ou que os resultados posteriores superem as despesas necessárias para essa mudança. (PEROTONI, SANTINI, BERLATTO, 2013, p.1)
“O meio ambiente deixa de ser um aspecto para atender as obrigações legais e passa a ser uma fonte adicional de eficiência. No atual cenário econômico, muitas empresas procuram se tornar competitivas, nas questões de redução de custos, minimizando o impacto ambiental e agindo com responsabilidade. E descobriram que controlar a geração e destinação de seus resíduos é uma forma a mais de economizar e que possibilita a conquista do reconhecimento pela sociedade e o meio ambiente, pois não se trata apenas da produção de produtos, mas a preocupação com a sua destinação final após o uso.” (MOORI; SHIBAO; SANTOS, 2010, p.3)
...