Liderança
Por: bielpablo160307 • 28/10/2015 • Relatório de pesquisa • 288 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Como utilizar o processo decisório participativo
As organizações que adotaram as técnicas de gestão participativa obtem uma vantagem competitiva, em muitos casos as organizações que adotaram essa abordagem conseguiram reduzir custos e aumentar a produtividade, fornecer produtos e serviços de melhor qualidade e responder de forma mais ágil e inovadora as necessidadesde seus clientes.
É necessário a identificação de quais decisões os funcionários podem ser envolvidos, cabem aos líderes definir se a participação de funcionáriosserá ou não conveniente, bem como o que deve ser levado em conta com esse envolvimento, existem várias formas dessa participação e cada empresa deve buscar a que melhor se adapta a ela.
Uma variedade de estratégias para a tomada de decisões
Há momentos em que o gerente se depara com situações em que deve tomar uma determinada decisão referente ao trabalho e subordinados e não sabe ao cero se todo o grupo deve participar dessa decisão.
Tannenbaum e Schmidt, propuseram que os processos decisórios diferem com relação a quantidade de autoridade centrada nas mãos do patrão e dose de liberdade aos subordinados.
De um lado o gerente toma as decisões e as anuncia, do outro lado os subordinados que são responsáveis pelas decisões. Nesses extremos, existe uma série de alternativas para que os gerentes solicitem a contribuição pedindo idéias e sugestões.
Lawer denomina as duas abordagens como "centrada no controle" e "centrada no envolvimento", discute vantangens e desvantagens de cada uma e indica que a opção por uma ou por outra de acordo com valores sócio culturais, a natureza da força de trabalho, o tipo de produto fabricado e o ambiente externo.
Vantagens: Funcionários também são clientes, contar com eles torna-se uma vantagem competitiva.
Desvantagens: No momento de análise da decisão, falta de conhecimentos técnicos necessários, resultará em resolução de baixa qualidade.
...