Mercado de capitais 4 semestre
Por: blima • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.815 Palavras (16 Páginas) • 448 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DENIS BARBOSA DE LIMA
THIAGO BRUNO BARLETTA DE OLIVEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Ituiutaba-MG
2015
DENIS BARBOSA DE LIMA
THIAGO BRUNO BARLETTA DE OLIVEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Administração Financeira e orçamentária, Mercado de Capitais e Direito Tributário.
Profs. Fábio Proensa, Karem Manganotti, Vânia Silva, Janaina Vargas.
Ituiutaba -MG
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................04
2.1 Administração financeira e orçamentária........................................................04
2.2 Mercado de Capitais..........................................................................................07
2.3 Direito Tributário................................................................................................10
3 ENTREVISTA..........................................................................................................13
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................15
REFERÊNCIAS..........................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
O Trabalho desenvolvido, buscou descrever a respeito de cada uma das disciplinas aprendidas no 4º. Semestre do Curso de Administração, sendo elas: Administração Financeira e orçamentária, Mercado de Capitais e Direito Tributário.
Além do referencial teórico acerca das disciplinas elaborou-se também uma pesquisa de campo, através de entrevista aplicada a uma empresa do ramo de produtos elétricos da cidade de Ituiutaba-MG. A entrevista teve como objetivo conhcer sobre os aspectos da administração financeira e orçamentária da empresa, analisar se o gestor analisa a atuação do mercado financeiro no seu negócio e também a respeito do controle tributário da mesma.
O intuito do estudo foi o de enriquecer o aprendizado no curso de administração, abrindo a mente para novos métodos, que se aplicados com eficiência ajudarão o empresário a fortalecer a sua empresa, lembrando que muitas organizações iniciam suas atividades sem um planejamento prévio daquilo que será desenvolvido e as estratégias de mercado para atingir seu púbico-alvo, o que pode estar relacionado às altas taxas de mortalidade das empresas no Brasil.
Quando ocorre o fracasso empresarial isso é negativo não somente para o empreendedor, mas também para toda a sociedade, pois as empresas enquanto geradoras de emprego e renda constituem-se em um dos pilares do desenvolvimento e do crescimento econômico.
.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Administração financeira e orçamentária
Inicia-se a pesquisa tratando a respeito da administração financeira e orçamentária com vista a melhor entender medidas econômico-financeiras como ferramentas que devem ser usadas para auxiliar à tomada de decisões.
As finanças são um conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro.
A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível os meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, ou seja, observando os melhores meios para a condução financeira da empresa.
Muitas organizações iniciam suas atividades sem um planejamento prévio daquilo que será desenvolvido e as estratégias de mercado para atingir seu púbico-alvo, o que pode estar relacionado às altas taxas de mortalidade das empresas no Brasil. Quando ocorre o fracasso empresarial isso é negativo não somente para o empreendedor, mas também para toda a sociedade, pois as empresas enquanto geradoras de emprego e renda constituem-se em um dos pilares do desenvolvimento e do crescimento econômico.
Todo administrador da área de finanças deve levar em conta os objetivos dos acionistas e donos da empresa, para, daí então, alcançar seus próprios objetivos, pois, conduzindo bem o negocio, cuidando eficazmente da parte financeira, isso consequentemente ocasionará o desenvolvimento e prosperidade da empresa, de seus proprietários, sócios, colaboradores internos e externos, Stakeholders e, logicamente, de si mesmo no que diz respeito ao retorno financeiro e principalmente a sua realização profissional e pessoal (ANTONIK, 2013).
Pode-Se
...