Negocios internacionais
Por: 28088132 • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 564 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais
Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas.
NOME | |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais
Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas.
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Introdução
Nesse estudo iremos comprender e analisar melhor o assunto referente o conceito GATT e o OMC. De como surgiram e sua formação de sistema referente ao comercio internacional, e a relação entre eles e suas funções, ultilização da gestão dos negocios internacionais.
O que foi o GATT?
GATT (Acordo geral de tarifas e comércio). É um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado em 1947 para de define, gerenciar, supervisionar e promover análises viáveis do sistema multilateral e dos acordos de comercio internacionais, vivenciando a redução de obstáculos entre as nações, como taxas e tarifas entre os membros signatários do acordo, mas começou a vigorar em janeiro de 1948 para os 23 países fundadores e permaneceu por 47 anos, sendo o único instrumento de normas e conduta para o comercio internacional.
Como surgiu a OMC e quais suas principais características?
A OMC (Organização Mundial do Comércio) é um orgão internacional com personalidade jurídica que surgiu para desenvolver o GATT compondo o quadro jurídico de direitos e obrigações e com o objetivo de proporcionar e regulamentar o livre comércio entre as nações participantes. Surgiu com as atribuições de definir regras e gerenciar os acordos multilateral e plurilateral de comercio sobre serviços, bens e direitos de propriedade intelectual comercial, além de servir de fórum para a resolução das diferenças comerciais e para as negociações sobre novas questões. Ficou estabelecido, também, que a OMC supervisionaria as políticas comerciais dos países e trabalharia junto ao Banco Mundial e ao FMI (Fundo Monetário Internacional) na adoção de políticas econômicas em nível mundial. Como suas principais características estão os 5 princípios:
- Princípio da não-discriminação: É imposto o igual tratamento entre os países do grupo, sem diferenciação de produtos e serviços ofertados entre eles, ou seja, nenhum dos países membros têm privilégios perante os outros.
- Princípio da Previsibilidade: É imposto a consolidação dos serviços tarifários entre os países membros.
- Princípio da Concorrência Legal: É imposto que o comércio internacional seja justo e transparente, onde um colabora com o outro do que tange assuntos relacionados a investimentos de um país em outro afim dos dois países prosperarem, por exemplo.
...