O Balanço Patrimonial
Por: Valeria Mendes • 2/4/2018 • Monografia • 1.784 Palavras (8 Páginas) • 168 Visualizações
REVISAO TEORICA
A conta Ajuste da avaliação patrimonial resulta do valor de quanto valem os bens relacionados ao seu valor justo. Por outro lado, o valor justo é quantia pela qual um ativo poderá ser substituído, ou um passivo poderá ser quitado, por duas partes que se dispuseram a fazer isso e que não tenham ligação entre si. Essa Lei (Lei nº 11.941/2009) não extinguiu a conta de lucros acumulados nem a forma que suas movimentações eram demonstradas, elas deverão ser apresentadas na Demonstração das mutações do patrimônio líquido. Essa conta deve ser utilizada para a transferir o lucro apurado naquele período, em contrapartida da conta Reservas de lucros e para destinar o lucro. (CORBARI, MATTOS, FREITAG, 2012)
Corbari, Mattos, Freitag, (2012, p. 29) citam importantes alterações no Patrimônio Líquido como:
O grupo pertencente às contas do Patrimônio Líquido sofreu importantes alterações. Primeiramente, destacamos a extinção da Reserva de reavaliação substituída pelo grupo Ajustes de avaliação patrimonial, que tem como objetivo registrar as contrapartidas a menor ou a maior, resultantes de avaliação dos itens do ativo pela aplicação de mensuração por valor justo, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência (Lei nº 11.941/2009). Outra informação relevante que diz respeito a esse grupo refere-se à conta de Lucros acumulados, que deixa de existir. Os lucros auferidos devem ser tratados de agora em diante, ou seja, deve-se dar um destino a eles.
As contas do ativo e do passivo continuarão sendo registradas pelo seu valor primário de entrada. Portanto, quando houver alterações no valor justo, para maior ou para menor, o saldo da conta tem que ser atualizado para indicar o valor correto. Em compensação do aumento ou diminuição do ativo ou do passivo estará a conta Ajuste de avaliação patrimonial no Patrimônio Líquido.
Devido a Empresa Controladora, às vezes não obter 100% das ações de sua Controlada, sendo então esta pertencente a pessoa física ou jurídica, é titulada minoritária. Da mesma forma, os acionistas têm direito referente as reservas e lucros, proporcionais às suas ações, devido ao Patrimônio Líquido não ser formado somente de Capital. Não deve haver junção do Patrimônio Líquido dos Acionistas Minoritários, ao Patrimônio Líquido consolidado, pois este deve somente conter o que pertence a este grupo . (BLATT, 2001)
Blatt (2001, p. 23) refere-se ao termo Patrimonio Liquido como:
Representa os investimentos dos proprietários (capital) somados com todas as reservas, incluindo aqui o lucro apurado no decorrer dos anos e retido na Empresa, ou seja, não distribuído. É a soma do capital social, as reservas e o lucro ou prejuízo acumulados.
A Representação do Patrimônio Líquido, se deve aos investimentos de capital, no qual contas de caráter importante, estão detalhadas em subgrupos, reservas de capital e os lucros acumulados. A interpretação correta do Patrimônio Líquido, se faz totalmente necessária até à tomadas de decisão e afins.
Compõe o Patrimônio Líquido, as contas de reservas, lucros ou prejuízos acumulados. Quanto ao Patrimônio Líquido dos Acionistas Minoritários deve ser separado do Patrimônio Líquido Consolidado, pois deve haver diferenciação que tal pertence aos acionistas.
Na Contabilidade trabalhava-se com o conceito de que o lucro era a diferença visível entre Patrimônios Líquidos, porém deve ser lavado em consideração o capital de sócios, seu aumento e também diminuição, compra e venda e distribuição dos resultados posteriores. Em versão oposta, apenas o resultado da operação deve ser considerado no período, descriminado ao Patrimônio Líquido. (IUDÍCIBUS; MARTINS, p. 15, 2007)
IUDÍCIBUS, MARTINS (2007, p. 16) refere-se ao Patrimônio Líquido ajustado com relação ao valor justo como:
Com isso, com o crescimento dos elementos patrimoniais sendo trazidos a seu valor justo, criou-se o problema de, muitas vezes, tais valores justos provocarem aumentos de ativo sem que aquelas condições para reconhecimento das receitas estejam completadas. Para solucionar essa si-tuação criou-se uma nova visão da relação entre patrimônio líquido e resultado: um conjunto de contas dentro do patrimônio líquido que servem para registro das mutações dos elementos ativos e passivos em termos das variações de seus valores justos, para trânsito por resultado apenas posteriormente, quando aquelas quatro condições para o reconhecimento da receita estiverem presentes.
Uma decorrência do valor justo, é um conjunto de contas dentro do Patrimônio Líquido que tem por função registrar as mutações quanto as variações dos valores justos.
Há opiniões diferentes quanto a interpretação do Patrimônio Líquido, sendo que uma era levada em consideração somente o lucro e o resultado do período, e outra, levar em consideração as demais informações como, o capital de sócios. Deve ser interpretada e analisada cada informação contida no Patrimônio Líquido, não somente a parte que se faz interessante. Além disso, há um conjunto de contas também, incluída dentro do Patrimônio Líquido que registra as mutações das variações de valor justo.
Com as devidas atualizações em seus sistemas, e com o acompanhamento da mudanças ocorridas nas leis e documentações exigidas, os empresarios/administradores coseguirão receber relatorios mais eficientes, que influenciarão nas tomadas de decisões dentro das empresas. (BRANDT; ALMEIDA; WATTE, 2015)
Brandt; Almeida; Watte (2015, s/p) referem-se ao uso da tecnologia nas empresas como:
Com a grande tecnologia que se tem acesso nos tempos de hoje, com software de última geração, ainda assim se não houver sua devida alimentação e parametrização os relatórios contábeis não sairão com sua devida precisão.
Logo, é extremamente necessária, a orientação dos clientes quanto a documentação a ser disponibilizada e aos profissionais sempre estarem atentos as novas mudanças fiscais, para que não haja erro na hora da parametrização e, em consequência, relatórios exatos.
Hoje em dia os sofwares tem assumido um importante papel na gestão das empresas, pois alem de otimizarem o tempo, também fazem cálculos ja facilitando um trabalho que antigamente era manual.
As informações contábeis são de extrema importância para os gestores das empresas; sendo ela pequena, média ou grande. O problema é que muitos empresários não tem a noção dessa importância, acabam não solicitando as informações para o setor contábil e na hora de efetuar uma decisão, os gestores não têm informações o suficiente para saber se realmente pode prosseguir em projetos ou não.
...