O Balanço Patrimonial
Por: julliarego • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.274 Palavras (6 Páginas) • 247 Visualizações
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que reflete a posição financeira e econômica da empresa, de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa, pois evidenciam de forma clara as origens e aplicações dos recursos obtidos pela empresa, faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da mesma.
O balanço patrimonial é dividido em três grandes grupos de contas: Ativo, o passivo e o patrimônio líquido.
- Ativo
Compreende o conjunto de Bens e Direitos mensuráveis de uma entidade
São caracterizados por agrupar os investimentos feitos na empresa (vindos de capital próprio ou de terceiros). Ou seja, É a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados. Representa os benefícios presentes e futuros para a empresa. O ativo compreende as aplicações de recurso representadas por bens e direitos. O mesmo é dividido em dois grupos de contas:
Ativo circulante: O ativo circulante mostra todos os bens e/ou direitos que estão disponíveis à companhia, o mesmo possui o maior grau de liquidez de todo o ativo.
São bens e direitos que a empresa irar receber ou realizar no prazo máximo de 12 meses.
Ativo circulante compõe-se de:
Disponível
São os recursos financeiros que estão a disposição imediata da Entidade, compreendendo os meios de pagamentos em moeda e em outras espécies, os depósitos bancários à vista e os títulos de liquidez imediata. São contas deste grupo:
-Caixa-dinheiro disponível
-Bancos-conta corrente ou conta movimento
-Aplicações financeiras
Créditos
São títulos de créditos, quaisquer valores mobiliários e outros direitos que a empresa tem a receber. Fazem parte desse grupo de contas:
-Duplicatas a receber
-Adiantamento a fornecedores
-Impostos a recuperar
Estoques
São valores referentes às existências de produtos acabados, matérias-primas, mercadorias a serem revendidos, serviços em andamento e outros valores relacionados às atividades fins da empresa. São contas deste grupo:
-Mercadorias
-Matérias-Primas
-Produtos acabados
Despesas Antecipadas
São aplicações em gastos que tenham realização no curso do período subsequente á data do balanço patrimonial. Exemplos de contas deste grupo
-Prêmios de seguros a apropriar
-Juros passivos a apropriar
Ativo não Circulante
São os ativos que tem por finalidade evidenciar os grupos de contas que representam os bens e direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da entidade e do seu empreendimento adquiridos para este fim.
O ativo não circulante compõe-se de quatro grupos:
Realizável a longo prazo
São bens e direitos que, apesar de fazerem parte do ciclo operacional da empresa, possuem vencimentos cujos prazos esperados de realização se situem após o termino do exercício subsequente á data do balanço patrimonial. São exemplo de contas deste grupo
-Empréstimos a sócios
-investimentos temporários a longo prazo
-despesas antecipadas
Permanente (extinto pela Lei Nº 11.941/09)
São os bens e direitos não destinados á transformação direta em meios de pagamento, era conhecido como ativo fixo e cuja perspectiva de permanência da empresa ultrapasse um exercício. E constituído pelos seguintes subgrupos:
Investimentos
São as participações em sociedades além dos bens e direitos que não se destinem a manutenção das atividades fins da companhia, é uma aplicação de capital permanente e não especulativa. São contas deste grupo
-participações permanentes em outras empresas
-investimentos em coligadas
Imobilizado
São bens e direitos tangíveis de natureza permanente utilizados na consecução das atividades normais da empresa, ou seja, são bens corpóreos, concretos que tem forma física e pode ser tocados. Exemplos
-Imóveis
-equipamentos
-veículos
Intangível
Incluído pela Lei nº 11.938/07 são os bens que não constituem uma realidade física que não podem ser tocados ou seja ao contrario do imobilizado são bens incorpóreos ,possuem valor econômico mas não tem forma física.
-Marcas
-patentes
-domínio da internet
Diferido
(extinto pela MP 449/08) São as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social.
-despesas pré-operacionais
-Amortização acumulada
“De acordo com a lei 11.941/09, os saldos existentes anteriores a sua vigência, deverão ser alocados a outro grupo de contas.”
- Passivo
O passivo representa as obrigações que a empresa possui com terceiros e poderão ser vencíveis a curto e longo prazo, as contas que compõem o passivo devem ser agrupadas, segundo sua expressão qualitativa, em dois grandes grupos:
Passivo Circulante
São as obrigações conhecidas e os encargos estimados, cujos prazos estabelecidos sejam vencíveis em curto prazo, ou seja, se situem no curso do exercício subsequente a data do balanço patrimonial. São contas deste grupo:
-fornecedores
-Duplicatas descontadas
-Contas a pagar
Passivo não Circulante
São as obrigações com terceiros que devem ser quitadas cujos vencimentos ocorrerão após o final do exercício seguinte. Ou seja, acima de 360 dias ao encerramento do balanço patrimonial.
Exigivel a longo prazo
...