O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMO CAMPO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Por: Roberta Leite • 4/5/2021 • Resenha • 443 Palavras (2 Páginas) • 418 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA GESTÃO DE EQUIPES DE ALTA PERFOMANCE
Resenha Crítica de Caso
Roberta M. Leite de Almeida
Trabalho da disciplina Comportamento Organizacional
Tutor: Prof. Simone Claudia da Silva Pais
São Paulo
2021
O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMO CAMPO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Referência: COELHO JUNIOR, Francisco Antonio; GODIM, Sônia Maria Guedes; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; FAIAD, Cristiane. O Comportamento Organizacional como Campo Científico: Uma análise crítica. Rio de Janeiro/RJ, Setembro, 2012. XXXVI Encontro do ANPAD
O texto nos traz uma imersão no Comportamento Organizacional visto como disciplina cientifica de dupla identidade teórica e a partir de práticas, uma reflexão sobre o conhecimento e seus desafios.
O Comportamento Organizacional é visto como estudo de cada indivíduo e/ou de grupos de trabalhos nos componentes organizacionais.
Vemos que o Comportamento Organizacional sofreu diversas influencias históricas ao longo dos anos, alterações adequações de acordo com as dinâmicas vividas.
Com a globalização econômica, avanço da política, avanço tecnológicos, métodos e formas de comunicação novos, o comportamento organizacional teve que se modificar e reinventar para ser orientado em função do mercado.
Inicialmente as pesquisas sobre comportamento organizacional era sobre a satisfação e a motivação do trabalhador em seu campo de trabalho, porém não tinham grande enfoque em grupos de trabalhos.
A preocupação das empresas com o crescimento e valorização no mercado, além da sobrevivência influenciou e aumentou os estudos sobre os Comportamentos Organizacionais necessários.
Com base em pesquisas o autor nos mostra que no Brasil houve aumento de estudos sobre o comportamento organizacional e um histórico crescente nestes anos devido ao aumento e expansão dos cursos de pós-graduação e buscas por artigos criados.
O texto também nos traz quais os desafios a vencer na atualidade sobre o comportamento organizacional, como os estudos deste campo é marcado por tensões pois há diferentes estudos e filosofias buscando aceitação.
Nota-se que as análises metafóricas mesmo que uteis, necessitam ser testadas com foco nos resultados, a funcionalidade precisa ser assertiva e comprovada. As analises dever servir de ligação entre as pesquisas e os testes.
Por fim, concluímos que há a necessidade de entender o comportamento organizacional como disciplina cientifica porem ainda há limitadores de avanços neste campo.
É necessário entender claramente o que é comportamento organizacional, pois na prática existe diversas definições, necessitando mais requinte teóricas e técnicas.
Ter a avaliação do comportamento organizacional também visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais, no sentido comportamental e cultural, para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções
...