O CONTROLE DE ESTOQUES A APURAÇÃO DO CUSTO
Por: Renato Vieira Rodrigues • 22/4/2022 • Resenha • 697 Palavras (3 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E COMEX
CONTABILIDADE GERENCIAL
Prof. Everton Perin
CONTROLE DE ESTOQUES A APURAÇÃO DO CUSTO
Um controle adequado do estoque é importante para todo e qualquer tipo de empresa, pois estoque significa “dinheiro”, e deve ser racionalmente dimensionado. Não deve ser muito volumoso para que a empresa não fique demasiadamente estocada, comprometendo suas necessidades de financiamento de giro, mas também não pode ser muito pequeno de maneira que não supra adequadamente as necessidades de matéria-prima e mercadorias, podendo inclusive prejudicar a cadeia produtiva de determinado produto e/ou serviço, ou o fornecimento ao consumidor.
Administrar estoques é realizar uma série de atividades buscando garantir a existência contínua de um estoque organizado, de modo a nunca deixar faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento da empresa. O não controle de estoques ocasiona, dentre outros problemas: reflexo na cadeia produtiva; aumento de custos; aumento de despesas financeiras; ociosidade de recursos e redução da lucratividade.
O custo das mercadorias estocadas é determinado com base no valor de aquisição constante das notas fiscais de compra, acrescido das despesas acessórias e dos impostos que não forem recuperados pela empresa no momento da venda das mercadorias.
A empresa poderá adquirir os mesmos tipos de mercadorias em datas diferentes, pagando por eles preços variados. Assim, para determinar o custo dessas mercadorias estocadas e das mercadorias que foram vendidas, é necessário adotar algum critério.
Os critérios mais conhecidos para a avaliação dos estoques são os seguintes:
- Preço Específico: O critério de avaliação do preço específico consiste em atribuir a cada unidade do estoque o preço efetivamente pago por ela. É um critério que só pode ser utilizado para mercadorias de fácil identificação física, como imóveis para revenda, veículos novos e usados, etc;
- PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai): O critério de avaliação do PEPS apura que os primeiros artigos que entrarem no estoque vão ser aqueles que vão sair em primeiro lugar, deste modo o custo da matéria-prima deve ser considerado pelo valor de compra desses primeiros artigos. Adotando esse critério para valoração dos estoques, a empresa atribuirá às mercadorias estocadas os custos mais recentes;
- UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai): Por este método de avaliação, o custo do estoque é obtido como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (primeiro a sair). Pressupõe-se, deste modo, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo das mesmas;
- Custo Médio Ponderado: Adotando este critério, as mercadorias estocadas serão sempre valoradas pela média dos custos de aquisição, atualizados a cada compra efetuada.
NÃO-CUMULATIVIDADE DOS TRIBUTOS
Existem, basicamente, dois regimes de apuração dos tributos, o regime cumulativo e o regime não-cumulativo.
O regime cumulativo é um método simplificado de apuração dos tributos, e não permite o aproveitamento de créditos fiscais pelas compras. Este regime consiste em tributar através de alíquotas diretas sobre a receita auferida pela empresa.
...