O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Por: mahmooraes • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.592 Palavras (7 Páginas) • 182 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Aula-tema 03: A Globalização, a crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS
NOME | |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Aula-tema 03: Aula-tema 03: A Globalização, a crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da Tutora Marilene Moussa Miranda
Anhanguera Educacional
ANO 2015
Introdução
A globalização facilita a expansão das negociações no exterior possibilitando o crescimento das empresas, criando uma aproximação dos mercados de diferentes países, a interação entre as pessoas e o rápido acesso as mercadorias, com isso gerou a quebra das fronteiras e uma expansão capitalista.
A crise econômica global iniciou – se nos EUA e repercutiu em toda a economia mundial devido á falta de crédito, investimentos, e baixa das atividades econômicas.
Em meio a tantas dificuldades a União Europeia começou a observar a economia dos países emergentes encontrando oportunidades de crescimento no mercado interno, com isso contornou a crise obtendo menor impacto econômico e politico, proporcionando o aumento de sua credibilidade.
Ao realizar o estudo da economia dos países emergentes surgiu um grupo cuja sigla BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ganhou destaque mundial, pelo rápido crescimento de sua economia global e política.
Passo 1
Descrição das definições de globalização
De acordo com pesquisa efetuada sobre globalização pode se entender que teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas e a partir da revolução industrial.
A história conta que o homem Europeu se vendo diante das dificuldades, ao analisar a situação encontrou oportunidades em meio á crise. Fez contato com outros países e outros continentes, aonde veio a estabelecer relações culturais e comerciais transformando a política e a economia mundial, com isso a globalização tornou se efetiva e visível á partir do século XX.
Com a queda do socialismo na Europa e União Soviética, o neoliberalismo em meados de 1970 ganhou força para propulsar o processo de globalização econômica criando pontos na vertente econômica social, cultural e política, interligando o mundo e o tornando em uma aldeia global.
O processo de globalização é a integração nas esferas de caráter econômico, social, cultural e político. Esse processo surgiu para atender o capitalismo e os países desenvolvidos visualizando a ampliação de novos mercados, já que o consumo interno encontrava-se saturado.
Isso fez os mercados de diferentes países interagirem entre si, aproximar as pessoas e mercadorias facilitar as negociações e a quebra das fronteiras, surgindo á expansão capitalista, evolução dos meios de transporte, telecomunicações, informática, facilitou as transações financeiras, com isso houve a expansão dos negócios fazendo com que o mundo se tornasse globalizado.
Logo a consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial. Contudo veio o surgimento dos blocos econômicos, onde os países se juntaram na intenção de aumentar as relações comerciais.
O resultado deste processo econômico foi o surgimento da União Europeia, o Mercosul , a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec, com isso criou os blocos econômicos esses ganharam força pra se robustecer nas relações comerciais e internacionais.
Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
O resultado que a globalização proporcionou no mercado de trabalho foi altamente satisfatório, alavancou o comércio internacional, trouxe liberdade de negociação para as nações, melhorou a qualidade de vida da população, ajudou no desenvolvimento de alguns países, tanto de modo cultural como social, permitindo o acesso aos padrões socioculturais europeus e americanos para todo o planeta, onde foi possível recriar hábitos, costumes, obter novas formas de pensar, agir e trabalhar.
A Globalização econômica se efetivou no século XX, com a Revolução Industrial, transformando o capitalismo em um sistema robusto e único por todo o planeta.
Passo 2
Definição de outsourcing
É o que chamamos aqui de terceirização, quando uma empresa contrata uma organização para prestar serviços em certa área da empresa.
A palavra Outsourcing em inglês tem dois significados “Out” fora, “source” fonte , significa fonte que está no exterior a empresa busca esta fonte para trabalhar de forma eficaz em uma área do negocio ganhando mais tempo para se dedicar nos aspectos importantes da gestão empresarial.
Outsourcing tem relação com a subcontratação de serviços tornando a empresa mais rentável porque empresas externas especializadas representam vantagem para o contratante.
O Outsourcing consegue visualizar mais os custos da empresa, implantando também a área de recursos humanos e disponibiliza tecnologia para aperfeiçoamento da empresa.
A empresa contratadora obtém muitas vantagens com Outsourcing, mas também tem seus riscos por exemplo o custo desse processo podem representar valores maiores que o previsto para empresa, outra desvantagem a
ser considerada é que a terceirização gera um nível de dependência de pessoas que não conhecem o negocio podendo não apresentar um comprometimento e motivação necessário para o sucesso, trazendo prejuízos a empresa.
Há casos de corrupção ligados ao Outsourcing usado como forma de desvio de fundos de algumas organizações. A Terceirização pode contribuir para a exploração e desumanização do trabalhador quando uma empresa terceiriza seus serviços em outro País em busca de mão-de-obra mais barata, ocasionando demissões de trabalhadores.
...