O Degraus de Venkatraman
Por: Alessandra Sumitomo Schalch • 17/9/2020 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
Aluno: Alessandra Hideko Sumitomo Schalch
Pós Adm T59
Atividade para NAP – Aula 1
Dinâmica Local 3: Os degraus de Venkatraman
Identifique em empresas de seu conhecimento cada um dos cinco degraus de Venkatraman:
- Exploração localizada
- Integração interna
- Reengenharia de processos
- Reengenharia de rede de negócios
- Redefinição do escopo do negócio
[pic 1]
O modelo de Venkatraman identifica níveis evolucionários e revolucionários na inovação. As duas dimensões – Grau de transformação e amplitude dos benefícios potenciais- combinadas definem o impacto da tecnologia nos negócios. A medida que uma dessas dimensões aumenta, amplia-se o impacto.
Níveis evolucionários: Relacionado com uma utilidade dou usabilidade que não é considerado um diferencial competitivo. Os impactos são mais limitados gerando pequenos ganhos de produtividade por meio de melhorias contínuas de pequena magnitude, mas que em médio e longo prazo fazem enorme diferença. São os degraus: Exploração localizada e Integração interna.
Exploração localizada: Obtenção de ganhos nos processos já existentes, ou seja, fazer melhor o que já é feito. Por exemplo: eliminação de um procedimento manual que passa a ser substituído por uma máquina.
Integração interna: Elimina redundâncias e perdas nos processos produtivos, gerando ganhos de eficiência.
Níveis revolucionários: Geram impactos mais significativos, em que a TI de acordo com o grau de participação estratégica na organização pode vir a mudar o escopo do negócio, ampliando ou concatenando novas oportunidades ou possibilidades. São os degraus: Reengenharia de processos, Reengenharia de rede de negócios e Redefinição do escopo do negócio.
Reengenharia de processos: Mudanças profundas na forma de uma organização operar, com ganhos significativos de eficiência, como por exemplo a terceirização de mão de obra. Na essência, a empresa continua fazendo o que já fazia antes, mas com processos totalmente diferentes. É o que acontece em fusão de empresas.
Reengenharia de rede de negócios: Envolve mudanças dos conceitos sobre os limites de cada empresa, integrando o processo produtivo, seja com fornecedores ou clientes. É muito comum em empresas de e-business. Por exemplo, empresas que projetam seus produtos, mas delegam a terceiros todo o processo de fabricação. Para isso é necessário a existência de sistemas de informação compartilhados ao longo da cadeia produtiva.
Reengenharia do escopo de negócios: É o que ocorre quando uma organização percebe que pode atuar em outras áreas correlatas, ampliando de forma substancial a sua presença e participação no mercado.
...