O MUNDO DO TRABALHO
Por: DanielFSantos • 1/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.590 Palavras (7 Páginas) • 251 Visualizações
O MUNDO DO TRABALHO
Camila Beck
Vanessa Uber
Profª. Mara Isa B. Raulino
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG
Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Administração – Recursos Humanos (RH 1.4) – Sociologia
28/09/2012
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata sobre o mundo do trabalho, sobre suas mudanças com o passar dos anos e também sobre a satisfação das pessoas nesse mundo e no seu trabalho. Este trabalho foi organizado e elaborado a partir de pesquisas e leitura de livros e artigos sobre o assunto.
A importância de se fazer este trabalho se deve ao fato de poder conhecer e compreender mais sobre o mundo do trabalho, seus problemas e suas mudanças.
A cada ano que passa percebemos que as pessoas se preocupam cada vez mais com o conforto, com a qualidade e com o bem estar, e não como há anos atrás que só se trabalhava para poder se alimentar e comprar o básico, hoje às pessoas dedicam grande parte do seu tempo para o trabalho sempre buscando ganhar mais para pode realizar as suas vontades.
Nos dias de hoje a preocupação em se manter numa empresa por muitos e muitos anos não existe mais, se a pessoa entra na empresa e não consegue se realizar dentro dela ela sai e vai em busca de outra que possa oferecer melhores condições a ela e assim também buscam pela satisfação.
Em busca da satisfação as pessoas devem se sentir motivadas e capazes de fazer sempre o melhor, pois somente elas conseguirão alcançar todos os objetivos que almejarem.
2 UMA NOVA ERA: GLOBALIZAÇÃO
Nos últimos anos podemos observar as mudanças que vem acontecendo na sociedade devido à globalização, o que antes tinha valor, agora já não tem mais. Antigamente as pessoas trabalhavam somente para sustentar suas grandes famílias, tinham de 10 a 12 filhos e o que ganhavam trabalhando, gastavam com alimentação e para manter a casa em ordem. Com o passar dos anos tudo mudou, as famílias passaram a ter poucos filhos e ainda trabalham para se sustentar e manter a casa, mas destinam também parte de sua renda para o lazer e educação, pois acreditam que investindo na educação conseguirão um emprego melhor e assim conseqüentemente aumentar a sua renda.
Antigamente, mais precisamente na Revolução Industrial, pessoas eram tratadas como máquinas e o trabalho era considerado escravo. Conforme Urbaneski:
No decorrer da história, o trabalho em alguns períodos não foi visto com bons olhos. Porém, devido às necessidades, principalmente econômicas, a concepção do trabalho foi sofrendo mutações. Assim, se em um determinado período (Grécia e Roma Antiga, ou Brasil Colonial) o trabalho era executado pelos escravos, atualmente essa forma de trabalho não é mais adequada às necessidades econômicas e, inclusive, o trabalho escravo é tipificado como crime no Art. 149, do Código Penal. (2010)
Ocorreram várias transformações depois da Revolução Industrial, agora vivemos na era digital, onde que se consegue uma simples informação num click, e se consegue passar uma informação em alguns segundos. Ao mesmo tempo em que todo esse acesso nos traz benefícios, também traz malefícios. Acabamos nos deixando levar por meios de comunicação, e esquecendo-se de uma boa conversa cara a cara com alguém. (DOMINGUES, 2001)
O mundo do trabalho de certa forma se tornou mais competitivo, quanto mais conhecimento, melhor. Um bom profissional é aquele que está se atualizando constantemente, aceitando novos desafios, buscando novos objetivos, almejando maior lucro para a empresa.
3 O MUNDO DO TRABALHO
Há aproximadamente duas décadas atrás, era muito importante que o empregado tivesse sua carteira assinada, isso significava respeito pela e empresa e prestígio para o empregado. Trabalhar a vida toda na mesma empresa era normal. Ficar desempregado, nem pensar. Naquela época “ganhar a conta” era sinal de vergonha. Os empregados trabalhavam na área produtiva, faziam serviços manuais e não tinham muito acesso a informações. (BERGER, 2011)
No mundo moderno, trabalhar com carteira assinada nem é tão importante assim para algumas pessoas, e trabalhar a vida toda na mesma empresa nem passa pela cabeça dos jovens. O que os jovens querem é correr atrás de seus sonhos. Conforme Urbaneski:
Vivemos em um cenário de complexidade, novas profissões tem aparecido com freqüência e outras perdendo o espaço ou até mesmo sendo eliminadas. Face a isso, novos cursos são lançados freqüentemente, novas oportunidades e negócios surgem diariamente.Entretanto novas são as exigências para os que querem fazer parte do mundo do trabalho e muitas ainda não se sabe quais serão.Ou ainda, o que tem preocupado muitas pessoas é o fato de a robótica ser usada para fazer as atividades antes feitas pelos homens, por isso muitos buscam novos campos de atuação ou ainda outros não sabem muito bem o que fazer.(2010)
Os jovens de hoje acreditam que já nasceram com uma vocação, e pretendem estudar e se aperfeiçoar naquilo que realmente gostam. A tendência é investir naquilo que realmente vão querer ser profissionalmente. O pensamento segue uma linha de raciocínio: inicia-se em uma empresa, caso não der certo, deve-se partir para outra empresa que possa oferecer oportunidades profissionais.
A palavra chave dessa nova era no mundo do trabalho é a oportunidade. Os jovens buscam as empresas que ofereçam a tal sonhada realização profissional. Podem até iniciar suas atividades na área produtiva, mais almejam o que realmente sonham. Claro que para tudo isso, a maioria da juventude investe no seu conhecimento. Estudam e trabalham ao mesmo tempo, tudo isso para garantir um futuro melhor e se realizar em seus trabalhos. (DOMINGUES, 2001)
Todas as pessoas gostariam de trabalhar fazendo o que gostam mais nem sempre isso é possível. E nem sempre se começa de cima. É preciso fazer uma longa caminhada, para se alcançar o sucesso profissional. É preciso trabalhar para ser, mostrar o serviço, colocar a “mão na massa”. E é lógico que tudo não será sempre perfeito.
4 SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Na realização do trabalho, grande parte das pessoas busca a satisfação. Mas nem sempre isso ocorrerá da maneira que elas queriam que acontecesse. Acontecem mudanças, desafios, durante esse percurso, e é preciso saber lidar com esse tipo de coisa. .(BERGER, 2011)
...