O Modelo do Gerente Eficaz
Por: BiancaBFR • 20/6/2015 • Projeto de pesquisa • 2.100 Palavras (9 Páginas) • 269 Visualizações
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
[pic 1]
BIANCA BATISTA FERREIRA RODRIGUES
Modelo do gerente eficaz
Rio das Ostras
2015
RESUMO
O presente trabalho aborda habilidades e competências necessárias aos gestores de processos. Atualmente, o mercado de trabalho está acirrado e à grande concorrência perante os desafios de um ambiente em contínua transformação, assim, revisões constantes de metas e estratégias são necessárias em todas as áreas da organização. Essa competitividade do mercado exige cada vez mais que as organizações realizem suas atividades com qualidade, baixos custos e pontualidade. A combinação destes elementos não é fácil de obter e o principal responsável pelo sucesso nesta tarefa é o gestor eficaz.
Palavras Chave: Mercado de trabalho; Metas; Estratégias;
ÍNDICE
2.1.1 Conceitos 2.1.2 Papel dos Gerentes 2.1.3 Habilidades dos gerentes 2.1.4 O perfil do gerente capaz 3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Primeiro o mais importante (Drucker, 1967)
Figura 2 – Modelo eficiência x eficácia. The effective executive. HarperCollins Publishers, 1993.
ABREVIATURAS
ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização)
1 – INTRODUÇÃO
O papel e o trabalho dos gerentes são temas centrais no estudo da administração. A globalização vem aperfeiçoar e integrar os gerentes a um mundo mais evoluído, dinâmico e bem mais criativo. Também deve ser levado em conta que a concorrência está a cada dia mais acirrada, fazendo com que as organizações precisem de todas as maneiras criar estratégias que causem fortes impactos. Portanto, o objetivo principal deste trabalho consiste em observar, descrever e analisar qual o diferencial utilizado pelos gerentes ao desenvolver suas competências gerenciais dentro das organizações, buscando assim, respostas tais como: a) Identificar e descrever o perfil, as habilidades e os papéis do gerente dentro das organizações; b) Identificar e descrever de que maneira essas variáveis contribuem para o desenvolvimento da organização; c) Analisar as diferenças no trabalho de diversos gerentes definidos de acordo com sua posição na hierarquia da organização.
- OBJETIVOS GERAIS
Analisar as principais contribuições
- OBJETIVOS ESPECIFICOS
Identificar necessidades de aprimoramento de empresas prestadoras de serviços de hotelaria marítima e adequá-los aos requisitos da norma ISO 9001.
Impulsionar mudanças na cultura da empresa.
Analisar o desenvolvimento dos processos relacionados a qualidade.
Analisar indicadores funcionais para melhoria continua dos processos.
- JUSTIFICATIVA
A gerência é um processo contínuo e interligado. Uma função conduz para a outra, em um ciclo de auto renovação. Profissionalmente, você não pode planejar sem uma organização; organizar sem um objetivo estabelecido; delegar sem um esquema de controle; controlar o progresso, sem a existência de um plano, exercer qualquer função, sem tornar decisões, e as boas decisões requerem um padrão de gerenciamento, para terem efeitos eficazes.
A realização deste trabalho possibilita o conhecimento prático e reflexivo a cerca do papel da gerência eficaz nas organizações.
1.4 METODOLOGIAS DE PESQUISA
Foi selecionada para este estudo a pesquisa bibliográfica para formar a base teórica que decorrerá através dos métodos qualitativos e exploratórios do ponto de vista do procedimento técnico de pesquisa documental, devido a natureza das fontes já terem sido processadas. A pesquisa será concebida com cooperação e participação direta ao objeto de estudo.
2 REFERENCIAIS TEÓRICOS
Serão abordadas neste capítulo, as principais questões relacionadas ao tema do trabalho. Primeiro, os aspectos e conceitos de gerência e sua evolução histórica, as características do líder, conceitos de eficiência e eficácia.
2.1 EFICIÊNCIA VERSUS EFICÁCIA
Peter Drucker, o pai da Administração moderna, define os termos da seguinte forma:
A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc… Em uma empresa, o profissional precisa ser o tempo todo eficiente para gerar resultado no seu trabalho e no objetivo primordial de toda a companhia. Por outro lado, para ser eficiente, o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações. A eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial.
...