O Objetivo Estratégico
Por: Fernando Martins • 21/5/2018 • Resenha • 1.722 Palavras (7 Páginas) • 129 Visualizações
Objetivos
Alinhados com a missão e visão da empresa são definidos os objetivos estratégicos.
Objetivo estratégico: se referem a o objetivo da empresa como um todo, sendo de responsabilidade dos diretores(alta administração)
Objetivo tático: São os resultados esperados de um departamento(Marketing, TI, Vendas, Produção,etc) e são definidos pelos gerentes de departamento alinhado com a missão e visão da empresa juntamente com o objetivo estratégico.
Objetivo operacional: são resultados específicos de um grupo ou individuo de um determinado departamento. São geralmente formulados por supervisores operacionais.
Para que os colaboradores da organização consigam olhar para um objetivo e ter um senso de direção e se mobilizem para conquista-lo o objetivos precisam ser bem definidos e apresentam as seguintes características:
• Específicos: o objetivo precisa transmitir com clareza e objetividade o resultado esperado
• Mensuráveis: Especificados de forma quantitativa (Ex: aumentar as vendas em 10%), facilitando o processo de avaliação e feedback.
• Desafiadores: Devem ser vistos como um desafio alcançável.
• Definidos no tempo: Deve ser especificado o horizonte temporal para sua realização (Ex: Dobrar as vendas em 2 anos).
• Coerentes: Os objetivos devem ser consistentes entre si, ou seja, nenhum objetivo pode ser incoerente com os outros objetivos da empresa.
• Hierarquizáveis: Alguns objetivos são mais importantes que outros, portanto deve-se ter senso de prioridade entre eles.
Para que os objetivos sejam alcançados é fundamental do conhecimento dos envolvidos nos instrumentos de controle e avaliação do mesmo, como também é importante recompensar quem atingir as metas estipuladas.
Ao definir um objetivo, pode-se ter duas abordagens:
• Tradicional centralizada: Abordagem do topo para a base, ou seja, os diretores definem os objetivos gerais e estratégicos da empresa. Os gerentes definem os táticos e os supervisores e funcionários os operacionais. Com isso se tem um hierarquia simples e clara, mas engessada, tendo pouca colaboração entre departamentos diferentes.
• Descentralizada: Abordagem em que todos participam da definição do objetivo, conhecida como APO(administração por objetivos) os objetivos são estabelecidos pelos gerentes e subordinados de forma participativa. É definida em quatro etapas:
◦ Especificação dos objetivos – estabelecimento de um conjunto de objetivos específicos para unidades(deptos) e colaboradores. Essa definição participativa ajuda no vínculo entre funcionários e supervisores.
◦ Plano de ação – Ações que especificam como os objetivos definidos serão alcançados.
◦ Monitoramento do progresso – Avaliação periódica de desempenho de unidades e indivíduos. A partir da mesma planos de ações podem ser revistos e/ou criados durante o processo de se chegar ao objetivo.
◦ Avaliação dos resultados – avaliação do processo como um todo.
Administração estratégica
Basicamente é a determinação de objetivos e metas básicas de longo prazo de uma empresa e a adoção de cursos de ação e alocação de recursos para alcançar os objetivos estipulados.
Os cincos Ps da estratégia:
1. Plano
2. Padrão
3. Posição
4. Perspectiva
5. Pretexto
Processo de administração estratégica
Primeiramente é feito um Diagnóstico da situação atual, em seguida é feita uma análise ambiental e interna, que dão base a formulação estratégica, após isso vem a etapa de implementação estratégica que é acompanhada através do controle estratégico.
Diagnóstico da situação atual – Identifica a visão, missão, objetivos e suas estratégias.
Análise estratégica – Consiste na análise externa(concorrentes, mercado, clientes, etc) e análise interna(análise dos recursos e capacidades internas da organização – capacidade financeira, qualificação de funcionários, tecnologias, etc).
Formulação estratégica – Com base na análise são definidos novos objetivos estratégicos, podendo mudar a missão e visão da empresa, e formulados as estratégias que assegurarão o alcance desses novos objetivos.
Implementação estratégica – Implementação das ações planejadas e investimentos a serem feitos em colaboradores e tecnologia. Divulgando e comunicando sempre o plano de estratégia definido.
Controle estratégico – Monitoramento da implementação, avaliando se o desempenho da organização está correspondente aos objetivos traçados. E sempre tomando medias corretivas caso algo fuja do plano inicial.
A estratégia pode ser aplicada em diferentes níveis organizacionais sendo necessário distinguir entre estratégias de níveis corporativo, de negócio e funcional.
• Estratégias de nível corporativo – é formulada pelo alto escalão da empresa para supervisionar os interesses e as operações de organizações que atuam em vários negócios.
• Estratégias de nível de negócio – Especifica de cada negócio, ou seja, o que a unidade de negócio deve fazer para conseguir chegar as metas estipuladas no nível corporativo. Nessa etapa de estratégia competitiva são definidos os concorrentes, os clientes (atuais e futuros), e também quais produtos ou serviços serão produzidos na unidade.
• Estratégias de nível funcional – Estratégias de áreas funcionais (RH, Marketing, Finanças) são formuladas pelo gerente da área alinhadas com o planejamento estratégico da empresa.
Análise estratégica do ambiente organizacional
• Análise ambiental – consiste na análise do ambiente externo da organização, identifica os fatores que podem influenciar direta e indiretamente o desempenho da organização (contexto sociopolítico, hábitos dos clientes, concorrentes, etc)
• Análise interna – análise dos recursos e das capacidades da organização que determinam sua
...