O Parto do novo sistema
Por: Diegocoutoo • 15/11/2017 • Relatório de pesquisa • 932 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
O Parto do Novo Sistema
Claudio é Gerente de TI em uma grande empresa, de origem norte-americana, há 8 anos. É responsável, dentre as diversas atividades da área, pela implantação de um novo sistema de gestão bastante complexo.
A matriz determinou que o novo sistema fosse totalmente implantado, substituindo completamente o anterior, em 01 ano, mas deixou para a filial Brasil as decisões sobre a estratégia a ser adotada para isso acontecer.
A empresa utiliza, hoje, diversos sistemas, de diferentes fornecedores – o que provoca dificuldades para o departamento constantemente, já que a integração entre eles é feita por diversos programas desenvolvidos pela equipe de Claudio. Ao longo do tempo, esses programas se transformaram numa “colcha de retalhos”. Isso acarreta diversos problemas para as áreas operacionais e de negócios. As correções necessárias tomam bastante tempo e recursos da sua própria área, provocando gargalos, gerando reclamações, e aumentando consideravelmente os custos com tecnologia para a empresa. O gerente tem sido cobrado para reduzir custos com TI.
Por isso ele está bastante satisfeito com a mudança do software, que certamente é mais moderno e totalmente integrado, o que eliminaria de vez grande parte das dificuldades da sua área.
Claudio conversou com Armando, seu Diretor para definirem, juntos, a estratégia de implantação. Segundo sua percepção, havia dois sistemas pelas quais o processo de migração poderia começar: o administrativo-financeiro ou o de Administração de Vendas. Seria o melhor para sua área, porque estes são sistemas críticos e, se Claudio não começar por eles, terá seu trabalho aumentado e o prazo para a implantação poderá ficar em sério risco. Isso, porque, devido à tecnologia antiga utilizada por esses softwares, sua equipe terá que desenvolver sistemas provisórios bastante complexos, de integração com o novo sistema, para que as operações da empresa não parem. Além disso, são sistemas que já vivem dando problemas, e demandam muito tempo e recursos para funcionar de modo adequado. Os times de vendas e financeiro vivem reclamando!
Para o gerente, iniciar por qualquer um dos dois seria adequado. Mas, ao se preparar para conversar com o chefe, resolveu sugerir que começassem pelo administrativo-financeiro, porque o treinamento da sua equipe nos processos necessários para migrar esses programas já havia terminado. O treinamento para a migração do de Administração de Vendas estava terminando, e seria finalizado antes do início da mudança. Mas, como tinham que começar por algum lugar, achou que deveria fazer essa sugestão.
Durante a reunião, porém, e apesar de concordar com Claudio em relação à importância da migração dos dois sistemas prioritariamente, Armando propôs o início do processo pelo software da área comercial. Claudio não entendeu exatamente a razão, e argumentou com o Diretor, explicando sobre o treinamento já concluído pela sua equipe no outro aplicativo. Armando se mostrou compreensivo, mas rebateu Claudio, argumentando que sua equipe estaria preparada, em alguns dias, para trabalhar igualmente com os dois sistemas. Claudio percebeu que, de alguma forma, a proposta de Armando era baseada em alguma razão importante para ele, e que a não aceitação de sua parte poderia provocar algum desgaste, totalmente desnecessário nesse momento. Se ele insistisse, Armando cederia, já que dava autonomia para Claudio e demonstrava confiar em seu trabalho. Mas o gerente resolveu, para evitar qualquer desconforto, acatar a sugestão de Armando.
Decidiu, então, que sua primeira tarefa seria telefonar
...