O Que é Custo de Oportunidade?
Por: williamonn • 22/4/2022 • Trabalho acadêmico • 381 Palavras (2 Páginas) • 88 Visualizações
O que é Custo de Oportunidade?
O custo de oportunidade é definido como o benefício perdido na hora de realizar determinada escolha. Dessa forma, fica claro que esse custo de opção está intimamente ligado à ideia do custo de oportunidade. Sendo assim, para quem quer aprender as lições dos grandes mestres das finanças, entender o que é custo de oportunidade é fundamental na formação e desempenho de sua carteira de investimentos. Portanto, pode-se dizer que o custo de oportunidade é um termo utilizado na economia do qual indica o custo da escolha de alguma coisa em detrimento de outra.
Dessa forma, essa ideia representa o custo de escolha que uma determinada opção tem em relação a todas as demais.
Como funciona o Custo de Oportunidade?
Sendo assim, esse conceito pode estar presente desde as grandes decisões como comprar uma casa em determinado bairro e não em outro. Portanto, casos simples como escolher comer em um restaurante todos os dias ao invés de fazer a sua própria comida em casa para economizar também é um fator importante.
Como entender o Custo de Oportunidade na prática?
Para compreender, na prática, esse conceito fundamental, é importante verificar casos práticos de aplicação. Portanto, ele precisará fazer cálculos de taxas de retorno esperado para diversos investimentos, na esperança de poder escolher aquele que, segundo as suas premissas, é o que dará o melhor retorno possível. Sendo assim, é importante salientar que quem que não possui uma boa compreensão desse conceito pode, recorrentemente, afazer más escolhas de locação de capital. Portanto, esse gestor precisará saber como avaliar o custo de oportunidade, baseados em estimativas realistas, sempre levando em consideração os riscos envolvidos em todas as opções envolvidas.
Custo de oportunidade escondido
No entanto, existe o custo de oportunidade escondido, cuja mensuração se apresenta uma grande dificuldade.
Como calcular um Custo de Oportunidade?
De fato, é possível fazer uso de fórmulas matemáticas e de cálculos comparando os investimentos em questão com seus benchmarks, como a taxa Selic e o CDI e o índice Ibovespa, no caso da renda variável. No entanto, é preciso considerar fatores subjetivos, como a tolerância ao risco do investidor em questão, além do conhecimento que ele tem sobre determinado investimento. Além disso, a avaliação das escolhas deve ser feita com o cuidado proporcional ao impacto que ele pode gerar na vida de uma pessoa.
...