O Sistema kanbam
Por: Angelica Novaes • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Kanban
O controle Kanban, segundo SLACK (2002), é um método de gerenciar o sistema de planejamento e controle puxado, utilizando cartões com informações dos materiais para realizar as operações de movimentação e abastecimento, se tornando em sua forma uma ferramenta mais simples que permite gerenciar e organizar o processo com o jeito de um estágio, em que o cliente avisa seu estágio fornecedor sobre a necessidade de mais material a ser enviado. O próprio termo Kanban, na tradução para o português significa cartão ou sinal.
O sistema Kanban (Cartão) surgiu no Japão por volta de 1940, por intermedio da Toyota que buscou estabelecer um sistema de reposição para os supermercados, que na época era ausente. A Toyota estabeleceu por meio da sinalização, uma visualização da demanda para o ressuprimento, ou seja, essa ferramenta tem o sistema puxado, que determina a produção a partir da demanda (saída de produtos). Entre os anos de 2005 e 2007 o sistema foi implementado, utilizando a sinalização por meio de cartões colados num quadro branco.
Basea-se em cartões (post-it) utilizados em linhas de produções para indicar o fluxo das atividades. Usando cores, como vermelho, amarelo e verde, serve para indicar a situação. Quando vermelho, é necessário atenção com urgência na linha de produção ou estoque. O amarelo indica que a atividade precisa de atenção moderada. E o verde indica que tudo está sob controle.
Utilizando o sistema Kanban, é possível controlar atividades como estocagem, armazenagem e produção. Assim, evita-se futuros problemas, como falta de produtos estocados e interrupção na linha de produção.
O Sistema de kanban de cartão único
SLACK (2002) detalha duas formas para o uso dos Kanbans, o sistema de dois cartões e o de cartão único, que é o mais utilizado.
Este processo (cartão único) é mais simples de aplicar, pois insere no kanban somente os dados de movimentação e fornecimento que será solicitado. Torna-se evidente que o objetivo dessa ferramenta, visa agilizar o processo de reposição, em que seria mais fácil de perceber o momento exato de determinados produtos.
O sistema de dois cartões poderia ser utilizado, porém se torna mais complexo por contar com dados referentes a produção. Não seria tão lucrativo para a empresa estudada, pois por mais que também exista produção, a mesma é realizada por encomenda e o sistema comercial prevalece dentro da organização.
Apesar deste sistema único ser bem efetivo, deverá ser dada uma atenção especial ao controle da reposição de peças, ainda com mais ênfase em períodos em que existam grandes flutuações nas vendas (sazonalidade), porque por mais rápido que seja o aviso para reposição dos produtos, pode ser tarde para o tempo de entrega de um fornecedor, produtos que vendem bem, sem grandes variações são mais fáceis de controlar, pois este processo de compra e venda é mais constante, ou seja, além da aplicação do sistema é necessário que o gerenciador esteja preparado para o processo de reposição e adequação do sistema.
...