O Trabalho de Empreendedorismo
Por: 55433211 • 1/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.690 Palavras (7 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRACAO
FLÁVIA MENEZES GAIETA
O Empreendedorismo Social: Escassez de investimento social e a falta de investidores em Luanda no período de 2018 a 2020
Atividade final da metodologia de investigação cientifica, para a reposição da nota final do semestre
Orientador: Prof. Dr. LUCIANA BEZERRA DE SOUZA GIANASI
NATAL – RN
2020
FLÁVIA MENEZES GAIETA
O Empreendedorismo Social: Escassez de investimento social e a falta de investidores em Luanda no período de 2018 a 2020
Atividade final de metodologia de investigação cientifica, no curso administração, para a reposição da nota final da terceira unidade do semestre remoto 2020.6.
Orientador: Prof. Dr. LUCIANA BEZERRA DE SOUZA GIANASI
NATAL - RN
2020
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo entender o porquê da escassez de investimento social e a falta de investidores em Luanda. E teremos como os espaços investigação, as principias organização não governamentais e pequenos grupos anônimos na cidade de Luanda/Angola. Teremos como como o método de pesquisa para a coleta de dados o roteiro de entrevista semiestruturadas com perguntas abertas, com as espera de melhores resultados para o melhor esclarecimento do porquê que a pouco investidores a abraçarem a causa no investimento social. E assim acharmos uma solução para a melhoria da escassez de investidores nas causas sócias.
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo, impacto social, escassez.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------- 4
2 PROBLEMA--------------------------------------------------------------5
2 JUSTIFICATIVA--------------------------------------------------------6
3 OBJETIVOS -------------------------------------------------------------7
3.1 OBJETIVOS GERAIS -------------------------------------------------7
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS------------------------------------------7
4 REFERENCIAL TEÓRICO-------------------------------------------------------8/9
5 METODOLOGIA---------------------------------------------------------------------10
CONSIDERAÇÕES FINAIS --------------------------------------------11
REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------12
INTRODUÇÃO
Em momentos de crise econômica como a que vivemos hoje no Luanda / Angola e no mundo, quando as empresas tradicionais não dão mais conta de arcar com os seus compromissos financeiros e sociais, os primeiros a sentirem o impacto dessa situação são os trabalhadores que perdem seus empregos, mas, precisam manter o padrão e a qualidade de vida, conquistados para si e para seus familiares. Surge, então, para alguns como uma única alternativa, empreender.
Neste trabalho tratamos de um modo de empreendedorismo, que não é novo, mas que ganhou um novo formato a partir das últimas décadas do século passado - O Empreendedorismo Social tem por finalidade intervir e transformar positivamente a vida de pessoas e de comunidades que estão em situação de vulnerabilidade social e não são assistidas pelos governos que, nas últimas décadas, tem reduzido a aplicação de recursos em políticas públicas na área social. Estudaremos quais as causas quem levam a escassez de investidores em Luanda (2018 – 2020)
PROBLEMÁTICA
A presente pesquisa pretende refletir acerca de questões ligadas à promoção de gestores voltados para o empreendedorismo social em Luanda;
Nesse sentido, estudaremos quais as causas quem levam a escassez de investidores em Luanda (2018 – 2020)
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
- O que está na base da escassez de investimentos sociais;
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Identificar as causas que levam a escassez de investidores no ramo do empreendedorismo social em Luanda;
- Analisar as consequências da falta de investimento social;
- Desenvolver soluções para que haja mais investidores;
JUSTIFICATIVA
Em momentos de crise econômica como a que se vive hoje em Angola e no mundo, quando as empresas tradicionais não dão mais conta de cumprir seus compromissos financeiros e sociais, os primeiros a sentirem o impacto dessa situação são os trabalhadores. Fica, então, como a única alternativa, para alguns, empreender. Empreender não é apenas abrir um negócio que traz resultado financeiro para seu criador, mas é, também, tomar uma atitude que possa mudar positivamente a vida de pessoas e, até mesmo, de uma comunidade.
Dessa forma, pretendo estudar este tema para promover e disseminar a discussão sobre as dificuldades e desafios presentes no panorama social em Luanda durante e depois da transição do novo governo, seu carácter analítico apresenta um olhar sobre a necessidade de entender as debilidades sociais, suas desenvolturas em diversos contextos como a falta de investimentos e a forma de incentivo.
REFERENCIAL TEORICO
Ainda sem um conceito definido o Empreendedorismo Social é um fenômeno que ganhou muita importância nas últimas décadas do século passado, e que substituiu a prática da caridade, da filantropia e do assistencialismo por uma nova forma de gestão social. Esta é a forma inovadora de como o Empreendedorismo Social aplica a sua metodologia e as suas estratégias provocando impactos que geram a autonomia e a organização social. O Empreendedorismo Social pode ser uma saída para reduzir a tamanha desigualdade em que vivemos e promover a dignidade humana para os socioeconomicamente excluídos do sistema.
...