OEM e BMZ
Por: rodrigoenos • 22/10/2015 • Relatório de pesquisa • 472 Palavras (2 Páginas) • 2.790 Visualizações
EXERCÍCIO - A analista de O&M
Ana maria Montes trabalha como analista de organização e método (O&M) em uma grande empresa nacional. Como analista de O&M, o trabalho de Ana maria é baseado inteiramente no seguinte método: ela se dedica a duvidar de tudo o que existe na empresa, analisar e decompor todos os processos existentes, sintetizar e recompor tais processos de maneira nova e organizada e verificar que nada tenha sido omitido nesse trabalho. Faça uma correspondência entre o método de trabalho de Ana maria e o método cartesiano.
O método cartesiano, criado por René Descartes, o método dividi-se em 4 tarefas básicas:
- "Ana maria se dedica a duvidar de tudo o que existe na empresa" - que corresponde ao princípio da dúvida sistemática ou da evidência, verifica a existência de evidências reais e comprovadas, evitando a precipitação de um fato ou coisa.
- "analisar e decompor todos os processos existentes" - Princípio da análise ou de decomposição, dividir e decompor cada dificuldade ou problema em um ou mais parte afim de simplificá-la.
- "sintetizar e recompor tais processos de maneira nova e organizada" - Princípio da síntese ou da composição, consiste em ordenar nossos pensamentos e as partes de racional.
- "verificar que nada tenha sido omitido nesse trabalho" - Princípio da enumeração ou da verificação, trata de verificar se algum fato ou evidencia tenha sido esquecido da analise.
EXERCÍCIO - Produtividade da BMZ
João Salgado é gerente de motores da BMZ. Sua responsabilidade é manter a fábrica funcionando regularmente e com eficiência. João está preocupado, pois não consegue alcançar os padrões alcançados por outras fábricas concorrentes, que atingem uma média de 10.000 motores anuais por empregado. João está tentando melhorar a produtividade de sua fábrica, que não chega a alcançar 7.000 motores por ano por empregado. O que fazer?
Proponho a analise do trabalho visando dividi-lo em tarefas simples, organizar as maquinas e as operações de forma racional afim de eliminar os movimentos desnecessários e simplificar os movimentos necessários. Melhorar o ambiente fabril é muito importante para uma maior produtividade, eliminaremos a falta de luminosidade, a ventilação, os transportes de produtos afim de evitar a fadiga do operário. Com tarefas simplificada, um ambiente propicio a eliminar as fadigas do operário, estabeleceremos o tempo médio de cada tarefa, com base nos tempos cronometrados na execução de cada tarefa teremos uma padronização na qual todo operário será treinado e especializado em sua única tarefa. O operário respondera a um supervisor ficara responsável por cada processo e centralizara todas as decisões referentes ao seu processo, com isso a eficiência em relação aos seus subordinados aumentara.
Apos adquirir uma padronização nas tarefas e ter um tempo médio de produção podemos criar um plano de incentivos e gratificações para os operários.
O operário que superar suas metas e aumentar a produtividade recebera uma bonificação salarial com base no aumento de sua produção.
...