ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Por: vitoriasperandio • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 511 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO – ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Na situação apresentadas são notadas duas empresas criando entre si uma parceria comercial-técnica.
A primeira empresa, chamada Tecnosampa, possui um porte médio e já atua no mercado brasileiro há 15 anos, além disso a empresa tem 100 colaboradores que integram sua equipe e que juntos têm gerado um faturamento de R$7 milhões por ano. A Tecnosampa tem diversas parceiras público-privadas no mercado brasileiro e está atenta às necessidades de seus clientes da área de tecnologia da informação tendo conhecimento hábil das mais diversas linguagens existentes no mercado além de estar o tempo todo se qualificando com programas de qualidade como o ISO 9001:2008.
Do outro lado dessa parceria se tem a empresa Steinadler, multinacional Alemã no ramo da indústria química, com diversas filiais ao redor do mundo e inserida no mercado mundial há 45 anos. Desta forma, com maior experiência de mercado e com tão grande proporção a Steinadler fatura algo próximo aos € 300 milhões, e sua filial brasileira já atinge uma notória porcentagem de 40% de seu faturamento global.
Dentro da Tecnosampa a hierarquia é feita como demonstra o organograma abaixo:
Figura 1 - ORGANOGRAMA HIERÁRQUICO DA EMPRESA TECNOSAMPA
Ambas as empresas no segundo semestre de 2009 deram início a uma parceria onde a primeira empresa se manete prestando serviços a segunda empresa.
A primeira prestação de serviços tinha como objetivo criar um software a fim de controlar comissões e canais de venda da Steinadler. Apesar do sucesso do sistema desenvolvido pela Tecnosampa, a execução deste sistema se deparou com alguns imprevistos.
Silvio, gerente de projetos da Tecnosampa, atuando como programador a um tempo e com excelente currículo constatou que foi gasto mais recursos do que o previsto, além de não ter clareza nos requisitos necessários para o sistema e apesar dos curtos prazos eram solicitados novos requisitos por parte do Sr. Oliveira, que é gerente de projetos da Steinadler, e este atrito entre Silvo e Oliveira gerou quebra de confiança na relação de prestação de serviço.
Silvio, o protagonista desta situação, tem um conhecimento acadêmico prévio muito vasto e além disso ainda têm conhecimento da língua alemã, o que fez com que a empresa notasse que ele era funcionário mais adequado da Tecnosampa para estar à frente dessa parceria com a Steinadler. Silvio é um excelente colaborador para a Tecnosampa, com um bom currículo e qualificado para seu cargo, desemprenhou muito bem sua função, conduzir um grande projeto com uma grande multinacional. Contudo, por ser um colaborador tão leal e tão empolgado com seu trabalho, Silvio se permitiu receber projetos com diversos erros vindos da empresa Steinadler e cooredenados pelo Sr. Oliveira, para além disso, a fim de não quebrar a hierarquia da empresa em que trabalha, Silvio não quis reportar todos os diversos erros ao presidente da empresa, já que ao reportar ao seu superior direto, nada foi feito.
O processo de trabalho tinha como base uma parceria, contudo, a empresa brasileira se viu praticamente subordinada a empresa
...