Operações terminais e armazéns
Por: nicholasraquel • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.599 Palavras (15 Páginas) • 418 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 1][pic 2]
Centro de Educação a Distância
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Operações terminais e armazéns
Professor EAD
José Marcelo Henriques
Lucas PedrosoSilva RA 6572278450
Porto Alegre / RS
2014
Empresa selecionada
A empresa selecionada é a CERVEJARIA ARTESANAL SCHREINER BEER LTDA, é um empreendimento classificado como micro e pequena empresa, instalada na Cidade porto alegre /RS. Seu produto atua no setor de bebida artesanal acondicionada em barril.
O SEBRAE não diz o ramo que se deve atuar, deve-se buscar o mercado favorável, e quando se fala em mercado favorável, existem três itens principais: se você tem os clientes, o item principal para existir o negócio, pois eles são os interessados em adquirir o produto que se pretende programar, se temos os fornecedores, de quem comprar para poder atender estes clientes com preços atrativos, prazo e qualidade de entrega, e estar de olhos abertos para a concorrência.
Missão: desenvolver, produzir e comercializar cervejas para pessoas que apreciam a excelência em cervejas feitas artesanalmente.
Valores: Satisfação do cliente
Ele é a razão da existência de qualquer negócio.
Valorização e respeito às pessoas
É as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.
Atuar como parte integrante da Cervejaria Artesanal Schreiner Beer Ltda.
Juntos nossa marca fica muito mais forte.
Responsabilidade social
É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.
Respeito ao Meio Ambiente
É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.
Produtos comercializados
Os produtos comercializados pela empresa é cerveja artesanal feita na própria empresa. São acondicionados em garrafas de 600 ml e 1000 ml e barris de alumínio de 20, 30 e 50 litros.
Os insumos utilizados pela empresa são:
Lúpulo: O lúpulo é uma planta trepadeira que tem o hábito de crescimento em locais de clima frio e com abundância de luz solar (dias longos). Ele principalmente contribui para o amargor, aroma e sabor da cerveja. Entretanto o lúpulo também auxilia na retenção da espuma, ajuda na remoção de algumas proteínas indesejadas resultando em uma cerveja mais clara. Possui propriedades bactericidas e é um conservante natural, aumentando a vida de prateleira da cerveja.
Malte: O malte é fundamental na fabricação de cerveja, pois é ele o responsável pela cor e corpo (densidade) da cerveja, atuando também na composição do sabor e aroma. A razão média de uso é de 200 gramas para cada litro de cerveja, porém isso vai depender do rendimento obtido no processo bem como a qualidade do malte utilizado. Produzimos malte a partir da germinação parcial (interrompida) dos grãos de cereais.
Levedura: O fermento, ou levedura, é um elemento vivo na produção de cerveja. Trata-se de um micro organismo que consome os açúcares presentes no mosto e liberam álcool e gás carbônico. Algumas cepas de fermento produzem também ésteres que dão um acabamento na cerveja. Basicamente existem dois tipos de levedura cervejeira. As de alta fermentação (ALE) e as de baixa fermentação (lagers). Em cada grupo existem diversas cepas que possuem características particulares.
Água: Para a produção da nossa cerveja iremos utilizar a água de poço artesiano perfurado na empresa, que é considerada com um pH excelente pela AmBev. A regra geral das cervejarias é que se usa cerca de 5 litros para cada litro de cerveja produzido. Nessa conta já se consideram os resíduos, a evaporação e toda a água utilizada na planta, inclusive sua limpeza.
Público alvo
O público que a Cervejaria pretende alcançar são aquelas pessoas que gostam de experimentar novos paladares, que aceitam a fabricação de uma bebida muito conhecida por várias gerações e que sabem apreciar os produtos fabricados artesanalmente.
Contato da empresa
A pessoa que nos foi indicada para entrevista foi o Sr. Luis Augusto Machado, que é responsável pela supervisão dos processos de produção e armazenagem.
Linha de produtos
A linha de produtos que iremos investigar durante a visita na empresa será as cervejas fabricadas pela empresa em questão.
Custos de armazenagem
Tendo em vista a grande concorrência do mercado de bebidas, onde a área de logística está em constante busca pela redução de custos desnecessários que reduzem sua rentabilidade e eficiência. Prejuízos com despejo ou indisponibilidade de produto no mercado estão entre estes custos que devem ser reduzidos com a melhor gestão de estoques. Foi verificado que existem três grupos de custos ligados a este processo, cada um impacta de diferentes formas nas restrições impostas à operação e seus resultados finais.
Custos de obtenção: ligados à compra de produtos para o reabastecimento do estoque, ou seja, assim que um pedido de reabastecimento é criado, já são gerados custos de processamento, ajuste, transmissão, manuseio e pedido de compra. Estes custos incluem itens como preço, custo do produto de diferentes tamanhos de pedidos, transporte e manuseio.
Custos de manutenção de estoques: estes custos provêm da estocagem e manutenção dos bens mantidos. Entre eles temos o custo de espaço, que podem ser variados dependendo se são próprios ou alugados. Temos os custos de capital, que estão ligados ao custo do dinheiro investido no estoque. Na cervejaria é usado o custo de capital médio ou taxa média de retorno para cálculo do mesmo. Custos de serviço ao cliente, que são os custos que correm a mais de serviços adicionais prestados ao cliente como seguro e os custos de risco de estoques, que são os custos relacionados a deterioração, perdas com obsolescência ou roubo. Estes refletem a perda direta do valor do produto, como retrabalho de produto.
...