Os Sistemas de Informações
Por: Laura Moraes • 28/3/2021 • Trabalho acadêmico • 4.233 Palavras (17 Páginas) • 400 Visualizações
[pic 1]
Laura Gama Oliveira Moraes
SEGUNDA ATIVIDADE AVALIATIVA
[pic 2]
Feira de Santana – BA
2021
QUESTIONÁRIO
2.1. Quais são as principais características de uma empresa essenciais à compreensão do papel dos sistemas de informação?
- Defina empresa e descreva suas principais funções.
- Defina processos de negócio e descreva o papel que desempenham nas organizações.
- Identifique e descreva os diferentes níveis de uma empresa e suas necessidades de informação.
- Explique por que para entender uma empresa é preciso conhecer seu ambiente.
Uma empresa se caracteriza como uma organização formal que visa gerar lucro através da produção de produtos ou da prestação de serviços. Existem empresas que também funcionam sem fins-lucrativos, mas possuem formalidades em sua estrutura equiparadas com as empresas que visam produção de riqueza.
Existem quatro principais funções desempenhadas pelas empresas, que são:
- Manufatura e produção: representa o arranjo de máquinas, pessoas e processos necessários para a produção.
- Vendas e Marketing: responsável por acompanhar o cliente em sua jornada de compra, desde a captação, concretização da venda e até o pós venda
- Finanças e contabilidade: a partir do momento que vendas são geradas, é necessário de um setor responsável pelo monitoramento das transações financeiras correntes, desde pagamentos e pedidos até desembolsos e pagamento de impostos.
- Recursos Humanos: quando se trabalha com capital humano, é necessária a existência de um setor focado no recrutamento, contratação, desenvolvimento de pessoas e pela retenção de funcionários.
Um processo de negócios pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas de forma lógica que estabelece como as tarefas organizacionais devem ser executadas. São de extrema importância para o sucesso organizacional, pois se bem pensados podem gerar vantagens competitivas. A partir de uma definição clara de processos, a tendência é que as informações corram de forma mais rápida e efetiva, chegando às mãos de cada departamento envolvido no processo da maneira e no tempo correto.
As organizações são, no geral, compostas por três níveis hierárquicos:
- Gerência Sênior: responsáveis por tomar decisões estratégicas de longo prazo dentro da empresa, envolvendo os produtos e serviços, além de garantir o desempenho financeiro. Precisam de informações resumidas e relevantes sobre o desempenho geral do negócio, como informações sobre a receita bruta e da lucratividade no geral.
- Gerência Média: responsável por acompanhar e executar os planos determinadas pela gerência sênior. Para que coloquem em prática o seu papel, é preciso que tenham acesso à informações específicas sobre os resultados de cada uma das áreas, como estatísticas de produção.
- Gerência Operacional: deve monitorar e acompanhar as atividades diárias, e para isso precisam de informações relacionadas às transações, como o número diário de peças em estoque.
É através do ambiente em que está inserido, que as empresas captam seus fatores de produção essências, como força de trabalho, insumos, novas tecnologias e clientes. Muitos casos de fracassos empresariais são advindos da incapacidade de adequação e acompanhamento das mudanças que acontecem no ambiente geral. Por isso, as organizações precisam acompanhar mudanças políticas, econômicas e culturais que possam de forma indireta ou direta influenciar no seu ambiente interno. Concluímos que para alcançar o sucesso organizacional é essencial não só acompanhar as mudanças que acontecem ao redor, como também responder de forma efetiva a essas mudanças.
2.2. Como os sistemas atendem aos diferentes níveis gerenciais de uma empresa?
- Defina sistemas de inteligência empresarial.
- Descreva as características dos sistemas de processamento de transações (TPS) e o papel que desempenham em uma empresa.
- Descreva as características dos sistemas de informação gerenciais (SIGs), dos sistemas de apoio à decisão (SADs) e dos sistemas de apoio ao executivo (SAEs) e explique como cada tipo de sistema ajuda os gestores a tomar decisões.
A partir dos sistemas de informações, cada um dos níveis gerencia conseguem captar informações e dados relevantes para realização dos seus papeis dentro da organização. Esses sistemas incluem os sistemas de processamento de transações e os de inteligência empresarial.
Os sistemas de inteligência empresarial são projetados para fornecerem informações relevantes capazes de auxiliarem no processo de tomada de decisão gerencial. Já os sistemas de processamento de transações são muito utilizados no nível de gerencia operacional para monitorar e acompanhar as transações e atividades básicas da organização. São sistemas informatizados que possuem como principal objetivo responder a perguntas rotineiras, como: quantas peças há no estoque? Quais foram os registros de pedidos de vendas? E entre outras questões que fazem parte do dia a dia organizacional dentro do nível operacional.
Os sistemas de informações gerenciais (SIGs) são utilizados pela gerência média como forma de auxiliar na tomada de decisão rápida e efetiva, no monitoramente e no controle das atividades administrativas. Esse tipo de sistema é alimentado pelas informações passadas pelos TPS, ou seja, através dos dados fornecidos pelo sistema da gerência operacional, é possível criar relatórios que auxiliam a gerência média na realização das suas atividades diárias. Através desses relatórios os gerentes acessam informações sobre o desempenho da organização, ajudando também a prever o seu desempenho futuro.
Os sistemas de apoio a decisão são utilizados pelos gerentes “superusuários” e analistas de negócios que desejam utilizar técnicas analíticas e modelos sofisticados para analisar dados. Esse tipo de sistema foca em problemas únicos e que se alteram com rapidez, e nos quais não existe um processo de resolução definido. Busca também respostas para a tomada decisão que impactam a empresa principalmente no curto e médio prazo.
Os chamados SAEs, ou seja, sistemas de apoio ao executivo auxiliam a gerencia sênior no processo de tomada de decisão. Abordam decisões de cunho não rotineiro e que exigem uma capacidade maior de análise e percepção, já que não existe uma fórmula especifica para chegar à resolução de determinados problemas. No geral são projetados para captar além de informações internas da organização, informações sobre o ambiente externo e de eventos que possam de alguma forma impactar a organização. Preocupam-se com questões de longo prazo, como por exemplo: quais as tendências do setor trabalhado para o longo prazo? Quais produtos devem ser produzidos ao longo de cinco anos?
...