PORTIFOLIO T.ADM COMUNICAÇÃO SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
Por: danieliaranda • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.684 Palavras (7 Páginas) • 382 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Teorias da Administração.......................................................................................5
2.1 Os três tipos de Homem.........................................................................................5
3 Comunicação e Linguagem.......................................................................................6
3.1 Resumo das principais etapas do texto..................................................................6
4 Sociologia..................................................................................................................7
4.1 O que é o Darwinismo Social e como se aplica à Administração..........................7
5 Filosofia.....................................................................................................................8
5.1 As principais ideias e reflexões filosoficas de Socrates.........................................8
Conclusão....................................................................................................................9
Referências................................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordei temas para um trabalho Interdisciplinar. Meu objetivo foi aprimorar conhecimentos nas disciplinas Teorias da Administração, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia. Em Teorias da Administração falarei sobre as teorias da administração com o homem. Falarei sobre os três tipos de homem identificando quais teorias se relacionam com cada um deles. Abordei também sobre o tema Comunicação e Linguagem, destacando as principais ideias do texto.Busquei entender e compreender mais sobre o Darwinismo Social,e como se aplica suas teorias na administração. Em Filosofia visualizei as principais ideias e reflexões filosóficas de Sócrates e suas estratégias utilizadas nas organizações.
- DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas pesquisas elaboradas através de conceitos da Teoria da Administração onde pude visualizar as abordagens no sentido apoiado na descrição dos três tipos de homem na sociedades. Visualizei também alguns processos de Comunicação e a importância da Comunicação na produção de textos. Em Sociologia busquei informações sobre o Darwinismo Social e suas teorias aplicadas na administração. Já em Filosofia tive informações sobre as principais ideias e reflexões filosóficas de Sócrates. Trouxe informações sobre o comportamento dos homens identificando quais teorias usadas para cada um deles. Busquei informações sobre a evolução da teoria administrativa. Descrevi sobre Charles Darwin e sua construção de pensamentos que explica a diversidade de espécies de seres vivos através da evolução e da seleção natural e visualizei a força dos discursos de Sócrates.
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
As organizações eram definidas com sistemas bastante fechados, sendo que a eficiência operacional era tida como o único meio para a empresa obter êxito e de se tornar eficaz. O Homem Operacional”,é visto como um recurso a ser maximilizado pela organização ( Taylor),ele é movido apenas por interesses econômicos e materiais,passivo,sem preocupações éticas e justado via treinamentos e métodos autoritários. Sua função era ser apenas um operador de máquinas. Uma divisão que apresenta três níveis bem distintos: Concepção, organização, métodos e engenharia; Fabricação qualificada, Execução e montagem desqualificadas (trabalho em migalhas).
O homem reativo, conforme Guerreiro Ramos (1984), possui uma visão mais sofisticada sobre a natureza de sua motivação, buscando não apenas recompensas materiais, mas qualidade de vida e de trabalho. Preocupa-se com o ambiente social externo ou contextual da organização, sendo esta encarada como um sistema aberto e passível de mudanças. Foi entendido também como organismo vivo em grandes empresas não éra mais um simples componente mecânico, um componente vital, sem o qual a organização não sobreviverá de maneira satisfatória. Sem desconsiderar a importância dos valores, dos sentimentos e das suas atitudes sobre a efetivação do processo produtivo.
Faz também parte da organização o homem parentético, ele, por tentar ser autônomo não pode ser psicologicamente enquadrado como individuo que se comporta de acordo com modelos reativo e operacional.Ele é critico, afasta-se das circunstâncias que influenciam suas opiniões e sua criticidade. A busca pelo conhecimento e pelo aprendizado é primordial ao estabelecimento de uma situação parentética. O homem parentético traduz os resultados da soma de diversos comportamentos há muito existentes, porém singulares em meio à sociedade. . Begazo e Agurto (2003) justificam a necessidade de comportamentos parentéticos por ser o mundo contemporâneo pleno de turbulência, com ambientes que muito rapidamente se transformam.Uma característica que torna necessária a existência de organizações flexíveis, ágeis e capazes de operar mudanças estruturais de maneira rápida e eficaz, dotadas de indivíduos capazes de pensar, criticar e receber criticas.
Begazo e Arguto (2003) inferiu que estudiosos humanistas entendiam que o sistema de produção industrial e as organizações empresariais funcionavam de maneira independente. O objetivo da administração era dar suporte e apoio aos objetivos finais e específicos da organização, gerando uma organização mais preocupada com os seres humanos que a constituem.
3- COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM.
RESUMO –
Neste artigo, reavaliamos a evolução da teoria administrativa, usando modelos de homem como seu ponto de referência, a saber: o homem operacional, o homem reativo e o homem parentético.
...