Piratas do Vale do Silício
Por: tao2014 • 13/10/2015 • Resenha • 570 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
Piratas do Vale do Silício
O filme conta a história de Bill Gates, fundador da Microsoft, e de Steve Jobs, fundador da Apple, duas das maiores empresas do ramo de informática. Steve Jobs era um homem problemático, que sofria pelo fato de não ter conhecido sua mãe biológica, e era meio Hippie. Na faculdade, ele fez amizade com um rapaz, e eles inventaram a Caixa Azul, um aparelho que fazia ligações de longa distância.
No ano de 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak, ambos universitários da Califórnia criaram um tipo de computador pessoal, e o chamaram de Apple. Com o sucesso desse computador, eles decidiram criar uma empresa, a Apple Computer.
Bill Gates era um estudante de Harvard, que gostava de jogar Poker e tomar cerveja com os amigos. No ano de 1974, uma empresa de Albuquerque lançou o Altair, um computador que tinha apenas um problema: precisava de linguagem. Foi aí que Bill, e Paul Allen, um outro universitário, fecharam negócio com a empresa, inventando uma linguagem para o Altair, o Sistema Operacional Basic, e no ano seguinte, fundaram a empresa Microsoft.
No ano de 1977 , no lançamento da Apple II , Bill Gates ainda era desconhecido, e esnobado por Steve Jobs. Foi a partir dessa época que começou a batalha entre as duas empresas, em busca de inovações tecnológicas. As grandes empresas não acreditavam que os computadores pessoais se tornariam tão populares, por isso não se interessavam pelo investimento, mas um tempo depois, ao ver a Apple Computer produzir bons computadores, passaram a ver a importância dessas empresas no mercado.
A IBM decidiu entrar no ramo dos computadores , no ano de 1980 , e queria fabricar um microcomputador que superasse o Apple II. Foi aí que chegou a vez de Bill Gates: ele conseguiu, por 50 mil dólares, comprar os direitos de um sistema operacional, que já estava quase pronto, que não tinha muito poder de processamento, criado por outros universitários. Bill fez algumas modificações, e fechou acordo com a IBM, que criou seu primeiro PC, que funcionava com o sistema operacional MS-DOS.
Algum tempo depois, em um centro de pesquisa, alguns engenheiros apresentam para a empresa Xerox uma invenção: a interface gráfica e o mouse, que facilitam a execução de tarefas. A empresa não dá muita importância, e então, toda essa tecnologia é passada para a Apple, que por sua vez, criou o Macintosh , e um outro microcomputador chamado Lisa, mesmo nome da filha de Steve Jobs. Mais tarde, Steve Wozniak decide desfazer a parceria com Jobs, por não aceitar o modo de como ele comandava a Apple.
Bill Gates, acompanhando toda a evolução da Apple, decide criar uma forma de desenvolver uma interface gráfica também. Ele consegue se aliar à Apple, para fornecer programas para o Macintosh. Mas o que ele queria, na verdade, era roubar informações. Quando Steve Jobs percebeu, já era tarde. Bill roubou toda a sua tecnologia, modificou, e criou o Windows , uma cópia do Macintosh.
O filme se encerra com a Apple se rendendo a Bill Gates, no ano de 1997.
...