Portifólio Administração de Sistemas de Informação
Por: Jaderica • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 797 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
ROBSON ARANTES MEIRELLES
RGM = 1312001
Curso: Administração
7º Semestre
Pólo Conceição do Rio Verde - MG
[pic 1]
Portfólio Administração de Sistemas de Informação
Trabalho de Conclusão da disciplina de Administração de Sistemas de Informação
Professora Tutora Gislene P. Oliveira
20/03/2016
Tema: Notebook pessoal no ambiente corporativo
A navegação livre pode aumentar a produtividade?
A tendência na utilização de aparelhos (notebooks, smartfhones e tablets) conectados a internet é uma realidade no meio corporativo. Esta nova metodologia de trabalho e liberdade aos colaboradores promete aumentar a produtividade, porém pode colocar em risco à segurança da informação como exposição da rede corporativa a malwares, roubo ou extravio de informações sensíveis, spam, gestão de segurança e suporte técnicos. Sendo assim as empresas precisam criar políticas a fim de minimizar os riscos à segurança da informação.
Já é de conhecimento de todos os benefícios trazidos pela internet, como facilidade no acesso as informações, aproxima as pessoas, melhora a comunicação, entre outros. Porém seu uso inadequado tem gerado preocupação na gestão das empresas, quanto à perda de produtividade, segurança, concentração e qualidade das tarefas desenvolvidas.
Sabemos que cada colaborador se difere do outro, seja pelos hábitos, conceitos, personalidade ou valores pessoais, onde muitos possuem consciência de sua rotina de trabalho e responsabilidades e outros nem tanto. Portanto é importante a criação de normas por parte da empresa, no que se refere ao acesso à internet no ambiente de trabalho.
Se por um lado, não faz sentido distanciar os colaboradores desta tecnologia, por outro também é necessário o uso de normas para utilização desta ferramenta. Notamos que poucos os que sabem usar a internet de forma benéfica no trabalho, uma dica que sempre deve ser usada é a do “bom senso”, haja vista que comprovadamente o fato de algumas empresas limitarem totalmente o uso da internet a sites de interesse pessoais pode reduzir a eficácia da equipe.
As redes sociais estão inseridas no cotidiano dos brasileiros e esta realidade se estende ao ambiente corporativo. Pela visão do gestor, este cenário pode ser negativo, uma vez que alguns funcionários têm sua produtividade prejudicada por dedicar excessivo tempo a este tipo de ferramenta. Na era da revolução digital, ter o acesso a internet bloqueado poderá o colaborador apresentar desmotivação com a empresa realizando tentativas em “quebrar o bloqueio” ou até mesmo utilizando de celular e tablet pessoal através de seus planos de internet; não seria melhor então liberar?
Visando o bem estar dos funcionários e aplicando a metodologia de trabalho moderna, de acordo com pesquisas acessar a internet pode estimular e ajudar trabalhadores com fadiga acumulada a melhorar sua produtividade, diminuindo o stress e focando a mente. Mas, todo policiamento do colaborador deverá ser de grande importância com a distração extrapolada, a internet oferece vários canais de entretenimento que mal usados podem significar desperdício de horas trabalhadas, sendo assim este acesso seria mais sugerido em intervalos de almoço ou aquela pausa para o café ou mesmo horários programados de recreação para este fim.
...