Português
Por: nynibil • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 429 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
Principais mudanças ocorridas na língua portuguesa e como elas afetaram a vida dos brasileiros.
Reforma ortográfica é um acordo entre países que utilizam a língua portuguesa, tem como objetivo a simplificação da grafia e unificação das regras ortográfica portuguesa. Contribuindo para facilitar o intercambio de obras escritas no idioma entre os países que falam português, reduzir o custo da produção e tradução de livros, além de fortalecer o peso do idioma em organismos internacionais.
Já foram feitos três acordos oficiais: o de 1943, o de 1971 e o que entrou em vigor 2009.
Em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi proposto inicialmente em 1990, quando foi assinado em Lisboa (Portugal). Nesse acordo foi estipulada a eliminação do trema nos hiatos átonos, bem como a do acento circunflexo diferencial nas letras “e” e “o” da sílaba tônica das palavras homógrafa, de significados diferentes, mas com a mesma grafia, além da extinção do acento circunflexo e do grave em palavras terminadas com "mente" e "z". Com a reforma, “êle” passou a ser escrito “ele”, “sómente”, “somente” e “bebêzinho”,”bebezinho”.
A reforma ortográfica altera a grafia de cerca de 0,5% das palavras em português. Com o adiamento, continuará sendo opcional usar, por exemplo, o trema e acentos agudos em ditongos abertos como os das palavras "ideia" e "assembleia".
Não há sanções para quem desrespeitar a regra, que é, na prática, apenas uma tentativa de uniformizar a grafia no Brasil, Portugal, nos países da África e no Timor Leste. Dessa forma, não alterou no nosso dia-a-dia por ainda não ser uma norma definida como obrigatória.
Vídeo “Mercado de Trabalho: falar e escrever corretamente”.
Falar corretamente e se expressar bem já não são mais um diferencial, é uma obrigação, por isso, que devemos tomar cuidado com esses fatores.
O tema oratória até pode parecer repetitivo, mas o fato é que está técnica é tão importante quanto a qualificação profissional, para se obter sucesso no mercado de trabalho.
Hoje o mudo está muito moderno e ágil, as pessoas já não têm tanto tempo para o lazer, os e-mails não são lidos, ou seja, isso nada mais é do que o reflexo do dinamismo.
Devido aos correios eletrônico, MSN mais frequentes, as pessoas têm se relacionado pouco, e saber se relacionar, se expressar e se comunicar estão entre os principais fatores para um bom convívio e sucesso nas empresas.
Percebemos que o mercado de trabalho está exigindo que todos os profissionais possuam fluência verbal. Hoje quem investe nessa questão não só mantém uma ótima imagem profissional, como também, torna mais fácil o desempenho de suas tarefas.
...