Produção Textual Interdisciplinar
Por: Évelin Pereira • 28/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.572 Palavras (7 Páginas) • 312 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
POLO ZONA NORTE SOROCABA
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EAD
Évelin Aparecida Pereira
SOROCABA
2018
Évelin Aparecida Pereira
RA 3000708070
Produção Textual Interdisciplinar 1º Semestre Curso Tecnologia em Processos Gerenciais EAD da Anhanguera Educacional Polo Zona Norte Sorocaba.
Cidade, ____ de ______________de 2018.
_________________________________
Nome do Orientador
Instituição
titulação
_________________________________
Examinador (banca)
Instituição
titulação
_________________________________
Examinador (banca)
Instituição
Titulação
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 00
2. DESENVOLVIMENTO 00
2.1. Características do Modelo Burocrático 00
2.2. Modelo Participativo de Gestão 00
2.3. Modelo de Gestão “Orientado para Resultados” 00
2.4. Preparação da Organização para Competitividade 00
2.5. Melhorias na Capacidade Empresa 00
2.6. Conflito de Gerações na Administração 00
2.7. Modalidades de Contratação 00
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 00
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 00
1. INTRODUÇÃO
A MÓVEIS HEMEJAN é uma empresa familiar localizada na cidade de Londrina/PR, especializada na fabricação de móveis como armários para cozinhas, mesas, camas, guarda-roupas, sofás, racks e diversos outros produtos. Fui contratada pela empresa HEMEJAN para propor soluções para a mudança do modelo de gestão, para a gestão eficiente de projetos, para buscar a inovação e para verificar se atende aos requisitos legais e de ética e responsabilidade socioambiental que o atual mercado requer. O presente trabalho nos leva a conhecer os diferentes modelos de gestão e como podem ser aplicados e geridos no projeto de uma empresa. Compreender aspectos humanos, sócios-ambientais, culturais, trabalhistas e legislativos que influenciam a dinâmica social e empreendedora no âmbito organizacional.
Diante das reclamações de toda a equipe e através do entendimento da Juliana, filha do Sr. Rubens e gestora da área de Marketing, entende a necessidade de manter a competitividade da empresa, destacando a urgente agilidade nos processos, descentralizando o poder, desburocratizando rotinas e processos que de certa forma está interrompendo, neste momento o desenvolvimento da empresa do Sr. Rubens.
A partir das queixas apresentadas será apontado se o modelo de gestão atual (burocrático), conseguirá atingir os resultados para manterem a competitividade, ou se fará necessário um novo modelo de gestão para a empresa HEMEJAN.
2. DESENVOLVIMENTO
Iniciaremos modelos de gestão, aplicação e gestão de projetos, tipos de empreendedorismo, legislação social e trabalhista, questões humanas, culturais e sociais que orientará a empresa HEMEJAN no seu desenvolvimento.
2.1. Características do Modelo Burocrático
Algumas das características de uma empresa burocrática é o formalismo, ou seja, “engessamento da autonomia”. Em uma empresa burocrática, todas as decisões são tomadas por um superior. Além do formalismo, outra característica do sistema burocrático é a impessoalidade. As pessoas não se relacionam entre si, o relacionamento ocorre entre cargos e funções. As pessoas não falam além do necessário. Este tipo de comportamento leva a outra característica do modelo burocrático, que é o profissionalismo, onde as competências técnicas têm muito mais valor do que competências interpessoais.
2.2. Modelo Participativo de Gestão
O modelo de gestão que traria a empresa um formato mais participativo é o modelo contemporâneo. Nesse modelo existe compartilhamento, colaboração e confiança, gerando no operacional autonomia para trabalharem, com isso, as empresas ganharam em flexibilidade e agilidade nos processos.
2.3. Modelo de Gestão “Orientado para Resultados”
Neste modelo, a atuação em equipes é privilegiada e a autonomia dos colaboradores é muito maior. Autonomia maior significa comprometimento maior com a empresa, refletindo na produtividade e nos resultados de uma forma geral.
2.4. Preparação da Organização para Competitividade
[pic 1]
Plano de Riscos:
[pic 2]
Para atingir os objetivos vemos na tabela 1.1 a importância da participação de todos. Na tabela 1.3 vemos no lado direito fatores de riscos se não forem atendidos os planos de ação.
2.5. Melhorias na Capacidade da Empresa
Ao mudar o modelo de gestão é importante a empresa deve estar ciente que haverá desafios, entre as condições que interferem na atividade empreendedora estão: finanças, políticas e programas governamentais, educação e treinamento, transferência de tecnologia, infraestrutura de suporte e sociedade e cultura em geral.
Dentre as principais recomendações dos especialistas para melhoria das condições para empreender no Brasil, selecionei as que teriam impacto positivo sobre os planos da empresa:
Diminuir as barreiras processuais para a abertura de empresas e manutenção de controles;
Criar legislação trabalhista e tributária específica para STARTUPS e empresas iniciantes e em crescimento;
Acelerar o processo de implantação da REDESIM no país que irá unificar e racionalizar o processo de registro, alteração e baixa de negócios, integrando União, Estados e Municípios num único sistema;
...