Projeto Integrado “Ambiente Organizacional” Leroy Merlin
Por: Lilian Azeredo • 20/5/2019 • Trabalho acadêmico • 8.564 Palavras (35 Páginas) • 569 Visualizações
[pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Campus Marte – Unibero
3º semestre
Superior Tecnólogo de Logística.
Projeto Integrado
“Ambiente Organizacional” Leroy Merlin.
Claudemar Jose da Silva RA
Renan Vitor RA
Rodrigo Ribeiro de Souza RA 263755216578
São Paulo / SP
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 3
- LEROY MERLIN 3
- HISTÓRICO DO FUNDADOR E DA EMPRESA 3
- MISSÃO, VISÃO E VALORES 7
- ASPECTOS DE CADA ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO PRESENTES NA GESTÃO DA EMPRESA 9
- CULTURA E REPUTAÇÃO DA MARCA 14
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 16
- MODELOS DE QUALIDADE UTILIZADOS PELA EMPRESA 19
- ESTILO(S) DE LIDERANÇA 21
- USO DA TECNOLOGIA E CONTRIBUIÇÕES PARA O NEGÓCIO 22
- ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS 24
- AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE 26
- PROBLEMA DIAGNOSTICADO NO ESTABELECIMENTO 26
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
- REFERÊNCIAS 29
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é realizar um estudo voltado ao ambiente organizacional da empresa Leroy Merlin.
Justificando a escolha da empresa, atua no mercado brasileiro a quase 100 anos, é um organização varejista especializada em material de construção, está no ranking das 120 maiores empresas do varejo brasileiro, sendo uma das principais no segmento. (IBEVAR, 2015).
O estudo foi feito com base em dados secundários onde serão apresentadas informações que revelam algumas de suas características empresariais.
Espera-se com a elaboração deste trabalho contribuir no enriquecimento da literatura sobre o tema.
LEROY MERLIN
A Leroy Merlin é uma rede de lojas de materiais de construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem, fundada na França em 1923 por Adolphe Leroy e Rose Merlin. Além da França, a rede também atua em outros 11 países: Espanha, Portugal, Polônia, Itália, Brasil, Rússia, China, Grécia, Romênia, Ucrânia e Chipre.
Histórico do Fundador e da empresa
A história da empresa Leroy Merlin, começou em 1918 quando terminou a Primeira Guerra Mundial e a família Leroy iniciou suas atividades com um simples comércio ambulante na França, vendendo produtos excedentes do exército americano. Em 1923, um dos membros da família, Adolphe Leroy que se casou com Rose Merlin. Recém-casados resolveram então abrir um comércio, localizado na pequena cidade de Noeux les Mines, o que foi batizado de ”Au Stock Américain”, onde vendiam produtos americanos a preços convidativos (MUNDO DAS MARCAS, 2006).
Na França dessa época, tudo o que se referia a produtos americanos causava muita curiosidade entre a população de um modo geral. Pouco tempo depois, fortalecidos e animados pelo grande êxito do negócio, o casal decidiu começar a vender, a preços acessíveis, produtos de construção e mobiliário. A loja foi um verdadeiro sucesso, atraindo a classe trabalhadora da região. Até o final da década novos produtos foram introduzidos na loja fazendo enorme sucesso, especialmente estruturas pré-fabricadas como chalés e garagens (MUNDO DAS MARCAS, 2006).
A Segunda Guerra Mundial a empresa praticamente paralisou, após o término do conflito, foi reconstruída por Adolphe, com a ajuda de seus dois filhos. Na década de 1950 a empresa inaugurou duas outras lojas, localizadas na cidade costeira de Merlimont (1950) e em Longueau (1958). Finalmente em 1960, a empresa adotou o nome Leroy Merlin (MUNDO DAS MARCAS, 2006).
Mas a mudança não ocorreu somente em relação ao nome: propunha um conceito inovador quando introduziu a entrega gratuita. Outra inovação ocorreu em 1968 com a inauguração da primeira loja com sistema de autoatendimento, onde o cliente faz sua compra sem a necessidade da assistência de um vendedor, localizada em Noeux-les-Mines, na região norte da França. Era também a primeira grande loja da empresa, com 200 colaboradores, até então, as unidades tinham dimensões bem menores, e com uma completa linha de produtos para bricolagem (que tem origem na palavra francesa “bricolage” termo usado para definir a prática de pequenos trabalhos sem ajuda de um profissional ). A partir deste momento a empresa iniciou um forte desenvolvimento nacional com a abertura de lojas Leroy Merlin em muitas cidades francesas (MUNDO DAS MARCAS, 2006).
Em 1973, amparada por seu novo slogan ”Tout pour la Maison” (“Tudo para o Lar”), a empresa passou a oferecer uma infinidade de produtos em diversas áreas, tornando assim possível comprar itens para reformar ou decorar a casa em um só lugar. E em 1979 foi assinado um acordo participativo com o grupo Auchan (atual GROUPE ADEO), o qual, mais tarde, em 1981, compraria a empresa, encerrando a venda de móveis e utensílios para cozinha. Nesta época cada loja da rede possuía em média 45 mil itens em suas prateleiras. Esta etapa decisiva levou a Leroy Merlin a desenvolver novos conceitos de lojas, para se tornar um dos líderes mundiais no setor de reforma e decoração da casa (Mundo das marcas – 2006).
Em 1989, a Leroy Merlin começou sua escalada rumo a conquista de novos mercados fora do país, deixando de ser uma exclusividade francesa. Depois de inaugurar sua primeira unidade em Leganés, sul da Espanha, onde o conceito de suas lojas se tornou um enorme sucesso, a empresa se expandiu para Polônia e Itália, em 1996, e finalmente desembarcou no Brasil em 1998, inaugurando sua primeira loja no país, localizada no bairro de Interlagos, zona sul da capital paulista. Nesta época a empresa já possuía mais de 90 lojas espalhadas por cinco países. No ano de 2003, a empresa comprou as redes de lojas Obi (França) e Aki (Portugal e Espanha), abrindo suas primeiras unidades em Portugal, Rússia e China em 2004, além da Grécia em 2005 (MUNDO DAS MARCAS, 2006).
...