TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualquer um

Por:   •  29/10/2015  •  Monografia  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

CAP. 4

história da Teologia, a Patrística e a Escolástica.

2        PATRÍSTICA:

Ela é um corpo ou conjunto doutrinário elaborado pelos primeiros padres da igreja, junto com toda a literatura cristã produzida entre os séculos II e VIII, exceto o Novo Testamento. Eram verdadeiros tratados teológicos dirigidos aos iniciantes na fé cristã, denunciando preocupações com os problemas como moralismo, justiça e pecado.

Os principais temas abordados foram: as relações entre fé e razão, a natureza do conhecimento, o conceito de Deus e da criação do mundo, a questão do mal e a filosofia na história.

Os nomes que se destacaram nesse período foram: Ambrósio, Jerônimo e Agostinho.

3 ESCOLÁSTICA:

Entende-se por Escolástica o ensino teológico, filosófico da doutrina Aristotélico-Tomista,ministrado nas escolas de conventos e catedrais, bem como nas universidades europeias da Idade Média.

  • Dogma – É o princípio de fé indiscutível de doutrina religiosa

3.1 FILOSOFIA CRISTÃ:         Representa uma contradição, pois o cristianismo é religião e a filosofia é conhecimento racional.

A escolástica tornou-se assim, um património comum, um saber tradicional, que se transmitia e enriquecia de geração em geração. O ensino era, em geral, ministrado na forma de leitura e comentários dos textos, inclusive da Bíblia Sagrada. À simples leitura comentada dos textos acrescentou-se, com o tempo, a discussão e a elaboração de trabalhos e composições pessoais.

Essa prática docente suscitou diversos géneros literários, característicos da Escolástica, como: comentários, exegese dos textos, questões discutidas e abertas, compilação de debates, registrando os argumentos apresentados e as soluções encontradas, os trabalhos individuais, dissertações e monografias e, finalmente,
as grandes sínteses, que procuravam sistematizar a totalidade do saber, as
sumas teológicas e filosóficas, entre as quais devem ser mencionadas, por sua excepcional importância Sumo contra os pagãos de Tomás de Aquino.

Suma Teológica - é o título da obra básica de São Tomás de Aquino; um corpo de doutrina que se constitui numa das bases da dogmática do catolicismo e é considerada uma das principais obras filosóficas da Escolástica. O termo Suma dá o sentido de resumo.

O gosto pelo debate e o dogmatismo fizeram com que a palavra Escolástica passasse a ter conotação pejorativa.

Silogismo -forma de raciocínio em que, de duas afirmações iniciais, se tira uma conclusão. Verbalismo - transmissão de conhecimento pela fala.

Dogmatismo - sistema em que não se admite discussão sobre que se afirma.

Obs: A Escolástica representou um movimento e não uma única escola.

*A Reforma Protestante foi um marco na história da teologia e conseqúentemente da Igreja, tendo seu início a partir de Martinho Lutero.

CAUSAS DA REFORMA:    

A insatisfação com a diferença entre a pregação e a ascensão econômica do clero (enquanto se pregava a pobreza e a humildade, por um lado, pelo outro vendia-se indulgências); a autoridade, quase inquestionável da igreja católica, que condenava como herege todo aquele que ousasse discordar de seus ensinamentos; venda de cargos eclesiásticos a pessoas que não tinham vocação religiosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com