RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH
Por: jose.uab • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.766 Palavras (12 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Barueri/SP
Curso de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos
Arlindo Caetano de Melo Junior – RA: 5319560639
Wilson Oliveira dos Santos – RA: 5319560647
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III
BARUERI
2018
Arlindo Caetano de Melo Junior – RA: 5319560639
Wilson Oliveira dos Santos – RA: 5319560647
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia I.
Tutora à Distância: Helena Belotti
Tutor (a) Presencial: Tatiane Alves de Souza
BARUERI
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2. RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH 5
2.1 Plano de recompensa e benefícios 6
2.2 Pontos para implantação do Setor de RH 6
3.0 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO 8
3.1 Política de admissão (do recrutamento e seleção) a ser utilizada pela empresa. 8
3.2 Política de treinamento e desenvolvimento (colaboradores novos e antigos). 8
3.3 Plano de recompensa e benefícios. 9
3.4 Política de saúde e segurança do trabalho. 10
3.5 Política de demissão. 10
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
1 INTRODUÇÃO
A implantação do Departamento de Recursos Humanos é fundamental para o crescimento da empresa. A falta de um RH em varias empresas de pequeno porte, ocorre a perda de grandes profissionais para serem seus concorrentes no futuro. Os funcionários fazem seu próprio plano de carreira, pois não enxergam perspectivais dentro na organização que atuam.
, O objetivo desse trabalho é realizar a implantação do setor de RH em uma pequena Empresa, mostrando que é possível desenvolver, e evoluir mesmo não sendo de grande porte, e que a gestão ideal agrega valor para empresa e afeta diretamente os resultados.
Para tal, escolhemos uma empresa de pequeno porte no ramo de atacado de calçados femininos.
A empresa denominada DIFEMME DISTRIBUIDORA DE MODA ME, com nome fantasia TATTY SHOES, fica localizada em Jandira-SP, e hoje possui 04 funcionários, sendo gerida por seus sócios.
Ao realizar uma pesquisa de campo, detectou-se que de fato a empresa não possui um RH estruturado e como tem prospecção de crescimento, se faz necessária a implantação o quanto antes.
No capitulo 02 foi esta descrito a atual situação da empresa, e dados importantes e relevantes para implantação do RH na empresa.
Ainda no capitulo 02 descrevemos os principais pontos que vão nortear o desenho e a implantação do setor de RH.
No capitulo 03 apresentamos todo o projeto para implantação do RH na empresa, onde fica claro sua importância, e também de forma estruturada evitando assim futuros processos trabalhistas.
2. RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH
Entende-se que nas organizações o Setor de Recursos Humanos tem por finalidade a função de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. Desta forma o mesmo facilita a administração da empresa, dando ênfase à organização de forma prática, fazendo a ligação necessária entre colaboradores e gestores.(LIMA, Sabrina Irandi, 2010)
Realizou-se uma pesquisa de campo na empresa citada, e em conversa com a gestora geral verificou-se que, no momento não existe nenhuma estratégia para contratação de funcionários, pois a empresa cresceu muito rápido, e em questão de dois meses houve a necessidade de contratação de funcionários, tendo em vista que a empresa era tocada apenas pelos proprietários. As contratações estão recentes e estão sendo feitas de acordo com a demanda. A urgência na contratação, fez com que a empresa fosse direto para contratação e não elaborou estratégia nem outros requisitos básicos para a contratação de pessoal. No entanto traçou antes alguns pontos no perfil da vaga que futuramente dão base para elaboração da estratégia de recrutamento e seleção. Porém esses pontos não estão em “papel”, apenas na cabeça dos gestores.
Verificou-se ainda que, não existe estratégia de RH para o desenvolvimento das pessoas, mas há abertura para o desenvolvimento da mesma.
A empresa realiza treinamentos desde a integração dos colaboradores e posteriormente quando acontecem mudanças nos produtos, sistema, e politicas internas. Esses treinamentos são realizados pela gestora que é a responsável pelo RH pois possui formação e experiência na área o que é um grande ganho para a empresa, pois mesmo sem ter acontecido a implantação do RH, os processos não estão totalmente soltos, sem estrutura e até mesmo embasamento legal.
Há também treinamentos “relâmpagos”, no período do expediente são realizados pequenos treinamentos e reciclagem, baseado em problemas encontrados no dia a dia a fim e alinhar e corrigir pequenas falhas, o que é bom, pois assim evita que os erros perdurem até o próximo treinamento. Exemplo: se acontece muitos erros no estoque, ou caixa ou mesmo a qualidade de atendimento ao cliente cai, (medido mediante reclamação dos próprios clientes, ou ainda muitas trocas, ou falhas nas encomendas).
Um dos pontos percebidos foi a inexistência de um documento avaliativo (formulário, questionário) ao final de cada treinamento, o que impossibilita a coleta de dados estatísticos para mensurar os resultados e investimentos injetados nos treinamentos.
...