RESENHA FILME SOBRE CONSUMISMO
Por: carolinneaguiaar • 26/10/2018 • Resenha • 688 Palavras (3 Páginas) • 463 Visualizações
Em Os Delírios de Consumo de Beck Bloom, de Jerry Bruckheimer, conhecemos a historia de Rebecca Bloomwood, uma garota que possui compulsão em fazer compras, e com isso, acaba indo a falência. Pois Rebecca acaba sendo demitida, e mesmo insatisfeita com seu trabalho, Rebecca acaba se afundando cada vez mais em dividas, pois seu vicio não a permita que enxergasse sua situação atual.
Rebecca é uma jornalista fracassada profissionalmente, pois tinha um emprego da qual odiava, pois ela amante de modas, e trabalhava em uma revista, na coluna sobre jardinagem. Rebecca certo dia, tenta a sorte em uma das revistas da qual é muito fã, e após descobrir que a vaga já foi preenchida, uma confusão se arma, e ela acaba trabalhando em uma revista sobre finanças. Então Rebecca começa a escrever de uma forma simples e objetiva sobre economia, contando um pouco sobre as suas experiências pessoais, assim se tornando um sucesso.
Neste filme que aparentemente usando uma linguagem cômica, podemos perceber um toque de ironia, e um alerta sobre o consumismo. A personagem principal chama atenção por possuir um vicio que aparentemente não seria tão nocivo, porem, percebemos o quanto isso a prejudica, fazendo a inverter os valores, priorizando coisas desnecessárias, e deixa de lado o necessário.
De uma forma geral, observamos o quanto a sociedade é bombardeada e pressionada pelo mundo capitalista todos os dias desde a sua infância, fazendo a acreditar que necessita sempre de algo, e muita vez cria-se ate situações para mascarar isso. Segundo o sociólogo e também economista Emile Durkeim, isso se dá a algo que chamamos de fato social, que se provem do exterior, de uma forma coercitiva e geral. A raiz do problema da personagem se encaixa em dois fatores; a escassez dos recursos na sua infância, pois seus pais eram extremamente economista, e convivendo em meio a uma sociedade consumista, onde as crianças se tornam alvos fáceis, seus desejos foram cada vez mais limitados. Então a partir do momento que a mesma, passa a ter “condições” de suprir seus desejos, se torna em algo totalmente fora do controle, pois a mesma se torna refém disso. E outro fator que também teve sua importância, foi o fato da personagem possuir frustrações, tanto na área profissional, quanto na área emocional, após a personagem encarar com realismo a sua situação atual, a mesma procurou um solução.
.
- Será que há alguma margem segura entre o consumo saudável, necessário, e o exagero ?
Talvez a busca pelo equilíbrio, nada em excesso é bom. Algo que me chamou bastante atenção foi a pergunta da terapeuta, a qual a personagem frequentava “Eu preciso disso? Acho que o margem esta no necessário, e a saúde mental principalmente.
- Quando o consumo passa de aliado para opressor no mundo globalizado?
Quando você passa a inverter valores, priorizar o bem material, mais do que a pessoas. Quando você é dominado por aquilo, mesmo que saiba que você esta excedendo, porem sempre procura desculpas.
- O que você aprendeu com a história de “Os delírios de consumo de Beck Bloom”?
Então, pude perceber quanto realmente vivemos em uma sociedade opressora, somos pressionados por todas as partes, televisão, internet, e ate pessoas também nos influenciam, e então passamos a desenvolver cada vez menos o senso de critica, e perdendo assim a autonomia. O consumismo é um mal que aparente não parece tão grave quanto às drogas, porem tem o poder devastador da mesma maneira, pois você passa a se tornar refém daquilo, viver e sentir prazer apenas com aquilo, perdendo sua qualidade de vida, você acaba sendo capaz de fazer qualquer coisa, passando da racionalidade
...