RESUMO QUANTO ÀS EXIGÊNCIAS BÁSICAS DAS NORMAS DA ABNT
Por: Pinheiro • 24/4/2015 • Artigo • 1.351 Palavras (6 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1]
RESUMO QUANTO ÀS EXIGÊNCIAS BÁSICAS
DAS NORMAS DA ABNT
I - Para quem ainda não conseguiu delimitar o tema: observem as páginas 8 e 9 do Manual de Normalização, existem, ali, algumas indicações.
II – Tamanho e tipo de folha: sulfite A-4 (21 x 29,7) – branco
III – Fontes que serão utilizadas em todo o documento: Times New Roman ou Arial
Tamanhos: para título: 16 – letras maiúsculas e em negrito
Para sub-títulos: 14 – só iniciais maiúsculas e em negrito
Para o texto: 12
Para citações diretas, com mais de 3 linhas (e com recuo de 4 cm): 10
Para notas de rodapé (notas explicativas): 10
IV – Margens e espaços:
Margens superior e esquerda: 3 cm
Margens inferior e direita: 2 cm
Espaçamento entre linhas: 1,5
Na troca de parágrafos: + 6 pt
Recuo especial na primeira linha: 1,25 cm
Justificado
DICA: no Word, clique na barra de ferramentas em “Formatar” vai aparecer a seguinte janela:
[pic 2]
clique em “Parágrafo” e aparecerá a seguinte janela:
[pic 3]
você fará as seguintes mudanças nos dados dessa janela:
[pic 4]
[pic 5]
As citações diretas com até 3 linhas, permanecem no corpo do texto, entre aspas, letra 12 e ao final, entre parênteses, deve conter (AUTOR, ano, p.00).
Exemplo:
“Dá-se o nome de consumo à utilização, aplicação, uso ou gasto de um bem ou serviço por um indivíduo ou uma empresa”. (CHIAVENATO, 2005, p.18)
Observem que coloquei o ponto final depois do fechamento das aspas e o nome do autor em letras maiúsculas. Sempre, ao final de uma citação, o nome do autor fica entre parênteses e com letras maiúsculas, no entanto, se você colocar o nome do autor no corpo do texto, aí, muda tudo. Observe a mesma citação acima como ficaria:
De acordo com Chiavenato (2005, p.18) “Dá-se o nome de consumo à utilização, aplicação, uso ou gasto de um bem ou serviço por um indivíduo ou uma empresa”.
Nesse caso, o autor passou a fazer parte do seu texto, portanto, ele aparece no corpo do texto e entre parênteses, apenas o ano da publicação da obra lida e o número da página.
Informar o número da página é obrigatório quando se tratar de citação direta.
As citações diretas com mais de linhas, obedecem a um outro critério: terão um parágrafo distinto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, letra 10 e espaçamento simples. Vejam o exemplo em que fui escrevendo sem saber quantas linhas teria a citação:
“A palavra mercado servia antigamente para indicar o local físico onde as pessoas se reuniam para efetuar transações e negócios, isto é, para vender e comprar mercadorias ou serviços. Modernamente, a palavra mercado significa mais do que apenas um local físico. Hoje é um local teórico ou virtual. Em sentido amplo, significa um grupo de compradores e vendedores que estão em contato para que as trocas entre eles afetem as condições de compra e vendas dos demais”. (SANDRONI, 1989, p. 193, apud CHIAVENATO, 2005, p.19)
Como a citação passou de 3 linhas, teremos de promover o ajuste:
Marque todo o texto e clique em Parágrafo:
Recuo esquerdo: 4 cm / Direito 0
Recuo especial: nenhum
Alinhamento: justificado
Espaçamento: antes e depois: 0 – entre linhas: simples
[pic 6]
O texto assumirá o formato como recuo, mas você ainda deverá eliminar as aspas (início e fim de texto) e reduzir a fonte para o tamanho 10, aí você terá o seguinte formato :
A palavra mercado servia antigamente para indicar o local físico onde as pessoas se reuniam para efetuar transações e negócios, isto é, para vender e comprar mercadorias ou serviços. Modernamente, a palavra mercado significa mais do que apenas um local físico. Hoje é um local teórico ou virtual. Em sentido amplo, significa um grupo de compradores e vendedores que estão em contato para que as trocas entre eles afetem as condições de compra e vendas dos demais. (SANDRONI, 1989, p. 193, apud CHIAVENATO, 2005, p.19)
OBS: 1) Para não perder a formatação, dê início ao novo parágrafo, logo após ao que você terá de ajustar para recuo, pois o Word repete o que você fez anteriormente, e se você for iniciar outro parágrafo logo abaixo o que você mudou a formatação, ele seguirá esta nova formação.
2) APUD - como vocês puderam observar nesta citação longa, ao final, coloquei dois autores, e usei a palavra em latim “apud” que significa citado por, segundo, conforme, e é utilizado quando você não tem acesso à obra original em que consta a citação. Neste caso, eu não li Sandroni, eu li Chiavenato, portanto, eu informo que quem disse isso foi o SANDRONI, em sua obra publicada em 1989, na p.193, que foi lida e citada por CHIAVENATO, em sua obra de 2005, na p.19. O apud, ajuda-nos muito, pois evita que tenhamos de buscar todos os originais, mas atenção: não se pode usar em excesso, pois indica “preguiça intelectual”. Só use o apud se, realmente, você não conseguir encontrar o original para ler.
...